ALCÂNTARA CRITICA INCLUSÃO DE NOVAS ÁREAS NA JURISDIÇÃO DA SUDENE
O senador Lúcio Alcântara criticou hoje (dia 15) a ampliação da área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), conforme prevêprojeto de lei do Senado aprovado na semana passada pela Câmara dos Deputados. O projeto estende a jurisdição da autarquia ao Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, e, conforme emenda que recebeu naquela Casa, ao norte do Espírito Santo.
- Identificados bolsões de probreza, não é razoável que se queria agregá-los à Sudene - disse o senador, para quem deveria ser adotada uma política de desenvolvimento regional para atender aos problemas das diversasáreas de pobreza no país.
Lúcio Alcântara assinalou que não quer "antagonizar" com os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, masapenas entende que a atuação da Sudene não pode ser alargada, porque esse órgão está em dificuldades técnicas e financeiras.
Em apartes, o senador Humberto Lucena (PMDB-PB) disse que é preciso rever aquela proposição no Senado, lembrando ainda que tramita na Camara projeto de sua autoria estabeçecendo preferência para aplicação na região Nordeste dos títulos da dívida pública. Já o senador Epitácio Cafeteira (PPB-MA) disse que todo mundo quer fazer parte do Nordeste, mas não quer ser nordestino. Por sua vez, o senador Hugo Napoleão (PFL-PI) salientou que a Sudene está esvaziada e não tem recursos para atender a ,essas novas regiões.
Também aparteando, o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) disse que o país precisa de uma política de desenvolvimento regional e o senador Lauro Campos (PT-DF) criticou a globalização e o neoliberalismo.
15/09/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Inclusão de novas áreas comerciais no regime Simples pode ser votada nesta terça
ALCÂNTARA DEFENDE REFORMULAÇÃO DA SUDENE
CCJ EXAMINARÁ REDUÇÃO DE ENCARGOS FINANCEIROS NAS ÁREAS DA SUDAM E SUDENE
Lúcio Alcântara repudia proposta de extinção da Sudene
DEPUTADOS APELAM A ACM POR INCLUSÃO DO VALE DO JEQUITINHONHA NA SUDENE
Aelton defende reativação da Sudene e inclusão de municípios mineiros