ALCÂNTARA DEFENDE LUTA CONTRA DISCRIMINAÇÃO RACIAL



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) afirmou que o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, celebrado em 21 de março, representa mais do que um momento grave de reflexão, uma ocasião propícia para se reafirmar a luta contra a desigualdade entre as raças. Ele ressaltou que o transcurso da data, neste ano, ocorreu simultaneamente à realização, no Auditório Petrônio Portella, do Senado, do seminário Quilombolas e Preservação Cultural.

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para lembrar o massacre de Shaperville - quando a polícia sul-africana matou 69 negros e feriu mais de uma centena durante manifestação política contra o apartheid, em 21 de março de 1960 -, o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, na opinião de Alcântara, proporcionou uma maior conscientização sobre a luta pela afirmação da raça, que não se restringe a África do Sul.

- No Brasil, país de maior população negra fora da África, os negros lutam pela igualdade não tanto de direitos, mas, principalmente, de oportunidades. E lutam também pela afirmação de sua identidade cultural, que lhe vem sendo negada insidiosamente ao longo da nossa história - comentou o senador Lúcio Alcântara.

A luta de Zumbi dos Palmares, morto em combate no ano de 1695, foi citada por Alcântara. "Essa denodada batalha dos povos negros no Brasil tem o seu arquétipo de convivência democrática e de igualdade entre os povos não na sociedade abolicionista que se seguiu, mas nos quilombos, especialmente o de Palmares, que ficava na região onde hoje se situa a cidade de União dos Palmares, no estado de Alagoas", lembrou.

Alcântara denunciou que ainda hoje os negros são marginalizados na sociedade brasileira, ao lado de outras minorias raciais, como os indígenas, ou sociais, como os menores de rua, as mulheres, os analfabetos e os deficientes. "É preciso compreender que a inserção do negro ou do índio na nossa sociedade, com direitos iguais e completa condição de cidadania, não deve ser tarefa exclusiva desses povos, mas objetivo comum a todos os que acreditam na construção de uma nação justa, democrática e solidária", completou.



24/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado homenageia luta contra discriminação racial

Paim lembra passagem do Dia de Luta contra a Discriminação Racial

Paim exalta luta pelos direitos humanos e contra discriminação racial

Senador do PSDB defende políticas públicas contra discriminação racial

Palmares celebra Dia de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

LÚCIO ALCÂNTARA APONTA OPORTUNIDADE PARA GOVERNO COMBATER A DISCRIMINAÇÃO RACIAL