ALCÂNTARA EXALTA SHOW POPULAR EM TEATRO DE BRASÍLIA



Ao lembrar que a Semana de Arte Moderna completa 76 anos neste mês, o senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) disse que vê com "profunda alegria" a recente apresentação de Dona Selma do Coco no Teatro Nacional de Brasília. "Creio que, não fossem aqueles sete dias que abalaram a cultura brasileira, a presença de artistas do povo em teatros sofisticados não seria possível", frisou o senador, explicando que coco é uma manifestação artística de dança e música popular nordestina.

- Esse evento é um símbolo da vitória dos modernistas. Hoje, não só universitários de classe média levam a arte popular aos palcos de elite, como em 1960. E não se diga que isso é xenofobia de nordestino, pois, antes de se apresentar em Brasília, Dona Selma do Coco já havia passado por Berlim e Paris, mostrando a sua arte - afirmou.

De acordo com Alcântara, a Semana de Arte Moderna de 1922, com a irreverência de seus participantes, inaugurou não só a modernidade nas artes plásticas, música e literatura, como também promoveu o início da valorização da cultura popular. "De quebra, contribuiu enormemente para a afirmação da nacionalidade brasileira", assinalou.

- É preciso que o espírito renovador, revolucionário e criador da Semana de Arte Moderna continue a orientar-nos na entrada do novo milênio, para que o Brasil continue afirmando-se como nação criadora e criativa diante desse mundo em transformação - concluiu o senador.



13/02/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Moreira Mendes exalta grupo de teatro Êxodo

Artistas do Senado fazem show no Teatro Nacional

Confira o roteiro do Diário Oficial com teatro, show e cinema

ALCÂNTARA EXALTA IMPORTÂNCIA "FUNDADORA" DE RACHEL DE QUEIROZ

ALCÂNTARA EXALTA A VIDA E A OBRA DE DIAS GOMES

ALCÂNTARA EXALTA ANIVERSÁRIO DA DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS