Alfredo Nascimento lamenta violência em Manaus




Em discurso no Plenário nesta terça-feira (7), o senador Alfredo Nascimento (PR-AM) lamentou o "aumento galopante da criminalidade" que atinge a cidade de Manaus (AM). O senador acredita que os números da violência na capital amazonense são a marca de "um governo impotente, desorganizado e ineficiente".

Nascimento fez questão de afirmar que seu discurso não era uma crítica vazia e nem era motivado por razões políticas. Ele pediu que seu discurso seja visto como um ato de solidariedade aos que vivem "sob o império do medo e da insegurança" em Manaus.

- Com homicídios e assaltos cada vez mais violentos, a população tem a sensação de que está abandonada pelo poder público - disse.

Alfredo Nascimento lembrou que, em setembro do ano passado, fez um discurso sobre o mesmo tema, recordando que, na época, os cidadãos foram às ruas em protestos e houve promessas do governo, mas as pessoas não sentiram o efeito dessas promessas.

O parlamentar citou estudos do Conselho Cidadão para Segurança Pública para informar que, com a taxa de 51,2 homicídios a cada 100 mil habitantes, Manaus é considerada uma das cidades mais violentas do planeta.

- Manaus figura hoje entre as 50 cidades mais violentas do mundo, ocupando a 26ª posição - lamentou o senador, lembrando que Manaus será cidade-sede da Copa do Mundo de 2014.

Alfredo Nascimento disse que, segundo dados oficiais do governo, foram registrados mais de mil casos de homicídios em Manaus no ano passado. Segundo o senador, é preciso motivar as forças policiais e buscar mecanismos eficientes de combate ao crime, além de revisar o sistema prisional e cobrar mais apoio do governo federal. O senador disse ainda que o governo federal abandona os estados e os municípios e só age em situações extremas, como no caso da greve da Polícia Militar da Bahia.

- Quero me unir ao cidadão de Manaus na cobrança e na busca por soluções. Não medirei esforços para que Manaus seja conhecida pelo seu desenvolvimento e não pela sua violência - concluiu. 



07/02/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alfredo Nascimento manifesta preocupação com a violência em Manaus

Alfredo Nascimento denuncia caos na saúde pública em Manaus

Alfredo Nascimento comemora os 45 anos da Zona Franca de Manaus

Alfredo Nascimento expõe problemas de Manaus e pede conclusão da BR-319

Alfredo Nascimento comemora 46 anos da Zona Franca de Manaus

Alfredo Nascimento pede solução para problemas de Manaus, nos 344 anos da cidade