Alfredo Nascimento comemora 46 anos da Zona Franca de Manaus



Em discurso no Plenário nesta terça-feira (5), o senador Alfredo Nascimento (PR-AM) comemorou mais um aniversário da Zona Franca de Manaus, que completou 46 anos de instalação na semana passada.

- É incontestável a importância da Zona Franca como motor do crescimento para o estado do Amazonas – disse Nascimento.

O senador informou que 90% da arrecadação tributária do estado vêm da Zona Franca. Ele disse que, por mais de quatro décadas, a Zona Franca tem sido símbolo de desenvolvimento para a região, com muitas conquistas. Para o senador, o sucesso do programa se deve ao esforço das mais de 600 empresas e dos 120 mil trabalhadores do complexo industrial.

- São eles que diariamente garantem o sucesso desse modelo desenvolvimentista, motivo de orgulho de todos os amazonenses – comemorou o senador.

Para Nascimento, os números confirmam o sucesso: no ano passado, a Zona Franca fechou o ano com o faturamento de R$ 73 bilhões, com crescimento de 6% sobre 2011. O senador ainda destacou que se trata de um modelo de desenvolvimento sustentável, que possibilita ao estado ter 98% de sua vegetação nativa preservados, pois a população conta com uma alternativa geradora de emprego, inibindo a exploração dos recursos naturais da região.

- A Zona Franca é fundamental para o progresso do Amazonas e uma alternativa eficaz para a preservação da floresta – afirmou.

O senador disse, porém, que é preciso enfrentar alguns desafios. Segundo Nascimento, a região precisa de melhorias na infraestrutura, na qualidade e na eficácia dos modais de transportes e na qualificação de mão de obra. Ele ainda prometeu trabalhar pela prorrogação da Zona Franca de Manaus e disse que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 103/2011, que trata do assunto, está parada há dois anos na Câmara dos Deputados. Com esses pilares bem estruturados, disse o senador, a Zona Franca de Manaus ganhará equilíbrio para concorrer com os grandes centros produtivos do país de forma mais competitiva.

- Investir na Zona Franca é investir no povo do Amazonas. É promover o desenvolvimento social e econômico e melhorar a qualidade de vida, além de garantir às novas gerações um futuro promissor – concluiu.



05/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alfredo Nascimento comemora 46 anos da Zona Franca de Manaus

Alfredo Nascimento quer exclusão da Zona Franca de Manaus da unificação do ICMS

São Paulo adota postura desleal com Zona Franca de Manaus, diz Alfredo Nascimento

Alfredo Nascimento pede ação governamental para melhorar produção da Zona Franca de Manaus

Alfredo Nascimento comemora eleição de Artur Virgílio para a prefeitura de Manaus

Alfredo Nascimento pede solução para problemas de Manaus, nos 344 anos da cidade