Alfredo Nascimento quer exclusão da Zona Franca de Manaus da unificação do ICMS



VEJA MAIS

O senador Alfredo Nascimento (PR-AM) pediu o apoio dos demais senadores para a aprovação da proposta do governo federal de excluir a Zona Franca de Manaus da unificação da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) interestadual. A medida, anunciada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) na terça-feira (4), teria como objetivo pôr fim à guerra fiscal.

– Caso a Zona Franca de Manaus fosse incorporada na unificação de 4% do ICMS, meu estado perderia uma receita de 75% da arrecadação vinda do setor industrial – afirmou o senador.

Alfredo Nascimento lembrou que a criação da Zona Franca de Manaus, há mais de 45 anos, transformou a região em um importante polo industrial, gerador de um volume expressivo de empregos e de bons salários para os padrões da Região Norte do país.

O senador destacou também que na década passada quando o país sofria consequências do longo período de baixo crescimento econômico, a indústria de Manaus cresceu 67% entre 2003 e 2010.

– É fato que o futuro da Zona Franca de Manaus está intrinsecamente ligado ao tratamento diferenciado dado a ela pelo governo federal – afirmou Alfredo Nascimento acrescentando que a estabilidade futura da Zona Franca de Manaus não depende apenas de vantagem tributária, mas de um conjunto de incentivos locais.

O senador concluiu o discurso reforçando o apelo para que o Senado aprove a manutenção do atual modelo da Zona Franca de Manaus para a garantia do desenvolvimento regional.

– A aprovação desta matéria manterá meu estado do Amazonas em forte expansão socioeconômica – disse.



05/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alfredo Nascimento comemora os 45 anos da Zona Franca de Manaus

Alfredo Nascimento comemora 46 anos da Zona Franca de Manaus

São Paulo adota postura desleal com Zona Franca de Manaus, diz Alfredo Nascimento

Alfredo Nascimento pede ação governamental para melhorar produção da Zona Franca de Manaus

Ana Amélia quer limitar vantagens no ICMS para Zona Franca de Manaus

CAE mantém 12% de alíquota de ICMS para produtos da Zona Franca de Manaus