Almeida Lima apresenta novo requerimento para CPI sobre relação de Lula com Okamotto



O senador Almeida Lima (PMDB-SE) encaminhou à Mesa do Senado novo requerimento de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as ligações financeiras do presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Paulo Okamotto, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A CPI seria composta por dez titulares e seis suplentes e teria um prazo de 60 dias para apresentar um relatório final. Almeida Lima informou que já recolheu 41 assinaturas - seriam necessárias 27. Ou seja, conseguiu a adesão da maioria absoluta dos senadores.

Autor de requerimento de CPI praticamente nos mesmos termos há um mês, Almeida Lima teve seu pedido anterior arquivado por falta de fato determinado: o requerimento trazia cinco pontos diferentes de investigação. Entre eles, esclarecimentos sobre a violação do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos SantosCosta, no caso que levou à demissão do então ministro da Fazenda, Antonio Palocci; e ainda sobre as ligações de familiares de Lula com a intermediação de contratos em empresas estatais e com a empresa de telefonia Telemar.

Ao justificar a proposição, Almeida Lima enfatizou que a nova CPI teria a finalidade de apurar apenas um fato determinado como exige a Constituição: o pagamento de despesas pessoais de Lula por Okamotto, conforme o presidente do Sebrae já confessara em oitiva naCPI dos Bingos.

18/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Almeida Lima quer investigar relação entre Okamotto e Lula

Almeida Lima apresenta requerimento de criação de nova CPI

Almeida Lima anuncia requerimento para criação de CPI

Almeida Lima critica Lula por excluir do debate discussão sobre ética

Almeida Lima diz que Lula fez "piada de mau gosto"

Almeida Lima diz que reeleição de Lula está 'sub judice'