Almeida Lima critica Lula por excluir do debate discussão sobre ética



O senador Almeida Lima (PMDB-SE) criticou com veemência o que chamou de "estratégia do PT", que para ele tentou excluir o tema ética do debate promovido pela TV Bandeirantes, no último domingo (8), entre os candidatos à Presidência da República - Geraldo Alckmin, do PSDB e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, - com o argumento de que esse tema não faz parte do plano de governo dos candidatos.

Almeida Lima culpou o atual governo não apenas pela corrupção, mas também por não punir os responsáveis. Segundo ele, Lula teria fugido às atribuições de primeiro mandatário da Nação, ao se eximir da responsabilidade de demitir os então ministros da Casa Civil, José Dirceu, e da Fazenda, Antonio Palocci, quando ficou evidenciada a participação de ambos em irregularidades.

O senador também criticou a "postura de vítima" assumida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante e após o debate. Para o senador, apresentar Lula como vítima seria uma estratégia de campanha para sensibilizar a população a favor do candidato-presidente.

Também mereceu críticas de Almeida Lima o fato de Lula referir-se sempre ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em vez de comparar seu governo com a gestão de Alckmin à frente do governo de São Paulo.

Em aparte, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) criticou o PT por ter perdido vários presidentes em apenas um ano e disse que Lula teria agido "com vileza" ao afirmar que, num futuro governo Alckmin, o programa Bolsa-Família seria extinto. O colega de partido Leonel Pavan (SC) criticou Lula por falar mal das elites, quando seu governo teria privilegiado os banqueiros.



10/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Almeida Lima questiona declarações de Cristovam sobre decisão do Conselho de Ética

Almeida Lima critica decisão do STF sobre divulgação de pesquisas

Almeida Lima apresenta novo requerimento para CPI sobre relação de Lula com Okamotto

Almeida Lima contesta notícia de que não comparece às reuniões do Conselho de Ética

"Conselho de Ética não pode se transformar em corte de exceção", diz Almeida Lima

Almeida Lima diz que Lula fez "piada de mau gosto"