Almeida Lima: José Dirceu tentou parar investigações contra Waldomiro Diniz



Em clima de grande expectativa, o senador Almeida Lima (PDT-SE) denunciou uma "operação-abafa" que teria sido feita pelo ministro chefe da Casa Civil, José Dirceu, para impedir que prosseguisse uma investigação feita pela Polícia Federal sobre a conexão do ex-assessor Waldomiro Diniz com o crime organizado. Ele disse que a manobra deu certo, porque o inquérito parcial, de 30 de julho de 2003, não foi adiante.

Almeida Lima leu, em Plenário, relatório elaborado pelo delegado da PF Hebert Mesquita e enviado ao procurador da República Luiz Fernando Lessa, no qual o delegado incluiu notas da imprensa segundo as quais Waldomiro estaria envolvido com o crime organizado. No relatório, o delegado pede novas diligências.

- Ninguém tomou providências desde então, e não teria tomado até hoje, caso a fita de vídeo de Waldomiro Diniz, pedindo propina a Carlos Cachoeira, não tivesse sido entregue ao senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) e divulgada pela revista Época. A abertura de uma comissão parlamentar de inquérito é a conseqüência lógica dessas denúncias - disse.

Em uma segunda intervenção, Almeida Lima rebateu as críticas feitas ao seu pronunciamento, dizendo que não esperava procedimento diferente dos senadores que integram da base do governo.

- Quem não tem condições de se explicar, parte para a agressão - afirmou.

Almeida Lima reafirmou que o ministro José Dirceu prevaricou, porque deu telefonemas e promoveu uma "operação-abafa", para sustar a investigação sobre seu assessor Waldomiro Diniz.

- Se o inquérito da Polícia Federal que li em Plenário não tem qualquer importância, como agora querem entregar as diligências exatamente à Polícia Federal? Se não prestava então, também não presta agora - afirmou.

Para Almeida Lima, muitos precisam dar explicações e somente uma comissão parlamentar de inquérito pode investigar a fundo os fatos.



02/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Antero requer CPI para apurar denúncias contra Waldomiro Diniz e pede demissão de José Dirceu

Plenário debate denúncias de Almeida Lima contra José Dirceu

CPI sobre campanhas não impede investigação do caso Waldomiro Diniz, segundo Antero e Almeida Lima

Almeida Lima se diz estupefato com declarações de José Dirceu

Almeida Lima diz que nota de José Dirceu é fascista

Almeida Lima diz que apresentará documentos que comprometem José Dirceu