Almeida Lima pede refinaria para Sergipe



O senador Almeida Lima (PDT-SE) pediu nesta quinta-feira (27) que a nova refinaria da Petrobras seja construída em Sergipe. Ele anunciou que, na próxima reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), apresentará requerimento convidando a ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, para mostrar seus planos para o setor. -É necessário que esse planejamento seja concluído e as ações iniciadas.-, afirmou.

Em defesa de Sergipe, o parlamentar disse que para se estabelecer o equilíbrio das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste com o Sul e o Sudeste, é fundamental que as novas refinarias se destinem ao Nordeste. Para reforçar a candidatura do seu estado, ele disse que o governador João Alves Filho está realizando estudos de viabilidade técnica e econômica para apresentar à Agência Nacional de Petróleo (ANP) e à Petrobras, assim como ao Ministério de Minas e Energia.

Almeida Lima disse que Sergipe possui, do ponto de vista político, social e econômico, as condições necessárias para oferecer à Federação brasileira território para a nova refinaria. Ele ressalvou que o pleito de Sergipe não exclui o de outro estado nordestino. Se o Brasil terá um superávit da ordem da 400 a 500 mil barris de petróleo/dia em 2005 e se a capacidade de refino das refinarias brasileiras é da ordem de 200 a 315 mil barris/dia, será necessário construir mais duas ou três refinarias no país, acredita o senador.

Lembrando a crise de energia elétrica enfrentada recentemente pelo país, ele pediu que o governo antecipe decisões para evitar um problema maior, uma crise de ordem econômica e até estratégica.

- Hoje já se constata um déficit no refino, embora no mundo exista um excesso de oferta na capacidade instalada em refinarias, da ordem de 10 milhões de barris/dia de petróleo. Internamente, o que verificamos é que o Brasil hoje produz algo em torno de 1,6 milhão de barris de petróleo/dia e há uma projeção para o ano 2005 da ordem de 2 milhões de barris/dia, o que coloca o país no caminho da auto-suficiência.

Na opinião do parlamentar, se o Brasil não tiver capacidade para refinar essa produção, em 2005, pelas projeções realizadas, haverá déficit de aproximadamente 400 a 500 mil barris de petróleo/dia sem capacidade de refino pelas refinarias instaladas.



27/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sergipe é candidato a refinaria, diz Almeida Lima

Almeida Lima pede socorro para flagelados da chuva em Sergipe

Almeida Lima pede decisão transparente sobre refinaria da Petrobras

Almeida Lima quer impedir venda de supermercados de Sergipe para apenas um comprador

Almeida Lima quer água do São Francisco também no interior de Sergipe

Almeida Lima diz que candidato a governador de Sergipe realizou obra superfaturada