Sergipe é candidato a refinaria, diz Almeida Lima



O estado de Sergipe candidata-se a sediar uma refinaria de petróleo e, segundo Almeida Lima (PDT-SE), reúne as condições para isso. Foi o que afirmou o senador nesta sexta-feira (14), em Plenário, após observar que se encontrava -em estado de graça- com a notícia da descoberta de uma grande reserva de petróleo no seu estado. Ele defendeu a instalação de uma segunda refinaria no Nordeste, o que, afirmou, facilitará a distribuição dos derivados, representará a repartição de investimentos por toda a região e reduzirá as desigualdades regionais existentes no país.

Segundo o parlamentar, Sergipe procura, cada vez mais, reunir as condições necessárias à instalação de uma refinaria, não apenas como produtor - situação melhorada com a notícia da recente descoberta -, mas por outras condições. Ele informou que Sergipe possui uma área destinada à instalação de um pólo cloroquímico que é adequada para abrigar uma refinaria. Essa área dista 10 quilômetros de um porto da Petrobras que está sendo operado pela Companhia Vale do Rio Doce, 30 quilômetros da produção marítima, 20 quilômetros de Aracaju e 10 quilômetros do gasoduto -que cobre todo o Nordeste-.

O senador destacou que Sergipe e a região Nordeste não são apenas produtores de petróleo, mas também consumidores, e que não se justificaria a instalação de uma nova refinaria no Sul ou no Sudeste, porque, das 12 refinarias de petróleo existentes no país, 10 estão nessas duas regiões, uma no Nordeste e uma no Norte.

- Sergipe, assim como o Rio Grande do Norte, merecem o investimento porque se encontram numa região carecedora deles e por serem estados produtores de petróleo. Não é possível que se desconheçam as riquezas naturais desses estados, beneficiando outros que não as têm - afirmou.

Na próxima semana, segundo o parlamentar, o governador de Sergipe, João Alves Filho, deverá manifestar-se em favor da instalação da refinaria no estado, encaminhando tal reivindicação às autoridades federais.

Almeida Lima leu notícias publicadas em diversos jornais do país, dando conta de que a Petrobrás fez, em Sergipe, a maior descoberta desde 1996, que o campo encontrado no estado é o primeiro gigante depois do de Campos (RJ), que a qualidade do óleo é excelente, pois o produto é -levíssimo-, e que, de acordo com a Agência Nacional de Petróleo (ANP), a área tem uma reserva de um bilhão e 900 mil barris.

- Trata-se de um óleo fino, leve, comparável ou numa posição melhor do que aquele produzido nos poços da Arábia Saudita. O óleo produzido em Campos é pesado.O de Sergipe poderá ser misturado para viabilizar o refino do óleo pesado - acrescentou.




14/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Almeida Lima pede refinaria para Sergipe

Almeida Lima diz que candidato a governador de Sergipe realizou obra superfaturada

Almeida Lima pede decisão transparente sobre refinaria da Petrobras

Almeida Lima pede socorro para flagelados da chuva em Sergipe

Almeida Lima quer água do São Francisco também no interior de Sergipe

Almeida Lima quer impedir venda de supermercados de Sergipe para apenas um comprador