Almeida Lima quer reduzir centralização jurídica da Constituição



O senador Almeida Lima (PDT-SE) anunciou que irá apresentar emenda constitucional destinada a alterar a organização política do Estado brasileiro, prevista no artigo 2º da Constituição, a seu ver extremamente centralizadora. Para ele, a atual situação vem tolhendo a ação dos estados e municípios, os quais são impedidos de atender -com eficiência- as demandas de suas populações.

Para ele, -a apressada atribuição de competências à União- dada pelos constituintes de 1988 colocou a Constituição federal em um processo -de envelhecimento federativo-. Por conta dessas -amarras-, disse Almeida Lima, o Supremo Tribunal Federal vem impugnando constantemente normas jurídicas estaduais e municipais.

Essas tentativas de legislar sobre assuntos que, pela Constituição, cabem à União, na verdade são uma tentativa dos estados e municípios de -experimentar modelos novos de ação estatal-.

Assim, para atribuir aos estados e municípios mais -autonomia para autogovernar-se-, a emenda determina serem -independentes e harmônicos entre si- os Poderes Legislativo, o Executivo e o Judiciário, mas nos termos não só da Constituição Federal como também nos das constituições estaduais e das leis orgânicas do DF e dos municípios.

O atual artigo 2º da Constituição estabelece serem -Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário-. A emenda substitui -União- por -República Federativa do Brasil-.

Para justificar a necessidade de mudança, o senador citou 14 decisões do Supremo Tribunal Federal dos últimos anos, considerando inconstitucionais artigos de leis ou constituições estaduais. Entre elas estão a proibição de estado corrigir limites territoriais entre municípios, regulamentar emplacamento de moto-táxi, colocar placas de trânsito ou avisos de barreiras eletrônicas e suspender pagamento de conta de água de trabalhadores sem remuneração.



12/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Almeida Lima atribui males do país à centralização do poder na União

Almeida Lima considera a MP 207 uma heresia jurídica

Almeida Lima aprova decisão do STF de reduzir número de vereadores

Almeida Lima quer reforma do Estado

Almeida Lima quer retratação da 'Folha de S. Paulo'

Almeida Lima quer reformar o Estado brasileiro