Aloysio Nunes quer diligência na Secretaria do Tesouro Nacional



O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) encaminhou, nesta sexta-feira (4), à Mesa do Senado, solicitação de diligência na Secretaria do Tesouro Nacional em razão de o órgão ainda não ter divulgado o relatório relativo ao terceiro quadrimestre de 2010, que deveria ter sido apresentado até 31 de janeiro.

A publicação do relatório é importante, segundo disse Aloysio Nunes em Plenário, para que se fiscalize o cumprimento da execução do Orçamento da União, além de constar entre os requisitos de transparência da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF - Lei Complementar 101/00).

Ele observou que os prefeitos e governadores enfrentam dificuldades para obter recursos devido às exigências da LRF. Entre essas, a mais importante para que os convênios tramitem com sucesso, como observou Aloiysio Nunes, é o relatório da gestão fiscal, que deve ser apresentado pelos ocupantes do Executivo no âmbito estadual e municipal para demonstrar, a cada quatro meses, o cumprimento de limites previstos na legislação, como dívidas e gastos com pessoal. O documento também deve trazer um resumo da execução orçamentária.

- Essa é uma exigência da lei e a Secretaria do Tesouro Nacional é absolutamente draconiana quando exige seu cumprimento pelas prefeituras e pelos estados - disse o senador, acrescentando que a Secretaria, no entanto, não cumpriu o prazo de divulgação do relatório.



04/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aloysio Nunes diz que BNDES e Tesouro criaram contabilidade 'estilo jabuticaba'

Aloysio Nunes: Palocci deveria se explicar ao Congresso Nacional

Aloysio Nunes questiona Plano Nacional de Banda Larga

Aloysio Nunes critica falta de política nacional de segurança pública

Aloysio Nunes quer recursos do pré-sal sejam investidos em educação

Aloysio Nunes quer investimento em saúde sem retorno da CPMF