Alvaro Dias defende salvo-conduto para senador boliviano



O senador Alvaro Dias (PSDB – PR) defendeu, nesta terça-feira (28), a concessão de um salvo-conduto pelo governo boliviano para que o senador Roger Pinto, que está um ano asilado na embaixada do Brasil na Bolívia, possa ser transferido, em segurança, para outro país.

De acordo com Alvaro Dias, o senador Roger Pinto vive um cenário de afronta à liberdade de expressão e ao Estado de Direito democrático. Ele destacou que o caso demonstra que o Poder Judiciário da Bolívia não tem independência, sendo submisso às ordens impostas pelo Executivo daquele país.

– Impedido de falar, impedido de receber visitas, impedido de ver o sol. Há um ano sem tomar sol está o senador Roger Pinto, oposicionista da Venezuela. Está asilado, está recluso, é uma espécie de prisioneiro em razão do seu comportamento libertário, na oposição denunciando ilícitos praticados por autoridades do seu país – protestou.

O senador afirmou que apresentou petição junto a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), na esperança de conseguir um salvo-conduto para Roger.

– As últimas informações dão conta de que há um movimento para que o salvo-conduto seja concedido e o senador seja transferido para Lima, no Peru. Seria uma forma de evitar que o presidente Evo Morales sofresse uma derrota; aceitasse esta espécie de imposição, como se isso fosse imposição e não fosse apenas o respeito à convenção que estabeleceu os direitos dos asilados – destacou.

Álvaro Dias ainda lembrou o caso dos doze brasileiros presos na Bolívia há mais de dois meses, desde a morte do adolescente Kevin Espada durante o jogo do Corinthians contra o San José, em fevereiro. Ele pediu providências mais eficazes do governo brasileiro em relação a esses brasileiros “sequestrados”.

Lavagem de dinheiro

No pronunciamento, o senador contou ter pedido ao Ministério da Justiça informações sobre a existência de inquéritos que tratem da utilização das loterias da Caixa Econômica Federal como mecanismo de lavagem de dinheiro.

De acordo com Alvaro, foram feitas, no Senado, denúncias dessa natureza há vários anos e, por isso, os parlamentares queriam saber se já foram adotadas providências judiciárias para responsabilizar eventuais envolvidos.

– A resposta dá conta de que há um inquérito instaurado para apurar múltiplos prêmios lotéricos recebidos irregularmente. Essa é a resposta que recebemos do Ministério da Justiça: o inquérito foi instaurado, as investigações estão em curso e nós aguardamos a finalização destes procedimentos – disse.



28/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vídeo | Alvaro Dias recorre à OEA para libertar senador boliviano asilado em embaixada brasileira

Para Alvaro Dias, diplomata brasileiro não deve ser punido pela fuga de senador boliviano

Alvaro Dias intercede em favor de senador boliviano refugiado na Embaixada do Brasil

Senador boliviano asilado na embaixada do Brasil estaria com visitas limitadas, denuncia Alvaro Dias

Vídeo | Dilma sofrerá enorme desgaste internacional se devolver senador boliviano, afirma Alvaro Dias

Molina não poderia entrar no Brasil sem salvo conduto, diz Dilma