Alvaro Dias intercede em favor de senador boliviano refugiado na Embaixada do Brasil



Em discurso no Plenário nesta terça-feira (26), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) fez um apelo ao governo brasileiro em favor do senador boliviano Roger Pinto Molina, que está há nove meses asilado na embaixada brasileira em La Paz, capital da Bolívia. Alvaro explicou que Roger Molina é integrante da bancada Convergência Nacional e opositor ao presidente boliviano, Evo Morales.

- Ele vive confinado em um espaço improvisado, de 20 metros quadrados, em nossa embaixada, enquanto aguarda as negociações entre a La Paz e Brasília, que envolvem a concessão de um salvo-conduto para ele deixar o país – disse o senador.

Alvaro Dias observou que o senador boliviano baseou seu pedido de asilo em perseguição política e ameaças vindas do governo Morales. A perseguição teria começado por conta de denúncias de Roger Molina sobre um suposto envolvimento de membros do governo Morales com o narcotráfico.

O senador do PSDB acrescentou que a embaixada brasileira concedeu asilo a Roger Molina, por razões humanitárias, dentro das tradições diplomáticas da região. Ele ainda elogiou o “gesto corajoso” do embaixador brasileiro, Marcel Biato, que mesmo sofrendo pressões do governo local, recebeu o senador perseguido.

De acordo com Alvaro Dias, o presidente Evo Morales diz que o senador Roger Molina precisa responder a crimes comuns na Bolívia, acusação que o senador boliviano “rechaça com veemência”. Por isso, a concessão do salvo-conduto tem demorado. Alvaro Dias ainda lembrou que Evo Morales, em um passado recente, ordenou a invasão de unidades da Petrobras em solo boliviano. Assim, segundo o senador, o governo brasileiro tem condições e instrumentos para pressionar o governo do país vizinho a conceder o salvo-conduto do senador Roger Pinto Molina.

- Creio que cabe um esforço maior da diplomacia brasileira, pois se trata de uma questão de razão humanitária – pediu Alvaro.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse acreditar que, por conta do bom relacionamento que a presidente Dilma Rousseff tem com Evo Morales, o governo brasileiro pode intermediar a questão. O senador Jorge Viana (PT-AC) elogiou o pronunciamento de Alvaro Dias e registrou que a situação na Bolívia é grave.

- O Brasil já está acolhendo o senador [na embaixada, em La Paz]. Mas acredito que o governo brasileiro pode intermediar para que essa situação chegue ao fim – disse Viana.



26/02/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senador boliviano asilado na embaixada do Brasil estaria com visitas limitadas, denuncia Alvaro Dias

Vídeo | Alvaro Dias recorre à OEA para libertar senador boliviano asilado em embaixada brasileira

Alvaro Dias defende salvo-conduto para senador boliviano

Para Alvaro Dias, diplomata brasileiro não deve ser punido pela fuga de senador boliviano

Vídeo | Dilma sofrerá enorme desgaste internacional se devolver senador boliviano, afirma Alvaro Dias

Parlamentar boliviano refugiado no Brasil vem nesta terça ao Senado