Alvaro Dias pede liberação de medicamentos excepcionais



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) apelou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que determinem a imediata liberação dos medicamentos excepcionais de alto custo para pacientes portadores de doenças graves. Na noite de terça-feira (25), representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Londrina, entregaram um documento ao senador com esse pleito.

O documento elaborado pela OAB informa que o Tribunal de Justiça do Paraná vem suspendendo liminares favoráveis concedidas por juízes da Comarca de Londrina. A alegação do Judiciário é que o fornecimento dos medicamentos implica em grave lesão à ordem e à economia do Estado. Alvaro Dias disse que tal justificativa desrespeita a Constituição, que em seu artigo 196 assegura que a saúde é direito de todos e dever do Estado.

- Segundo matéria jornalística assinada por Marcelo Frazão, do Jornal de Londrina, edição de 25 de setembro, os integrantes do governo do Paraná afirmaram que o Estado só fornecerá medicamentos excepcionais (mais caros e para o tratamento de doenças raras) caso estejam incluídos em protocolos do Ministério da Saúde e haja determinação federal. Esses protocolos não podem ser restritivos -afirmou Alvaro Dias.

Corrupção

Alvaro Dias também divulgou o resultado do relatório da Transparência Internacional sobre o desempenho de 180 países no combate à corrupção. O Brasil obteve a nota 3,5. No ano passado, quando o país obteve o seu pior resultado na história, a nota foi 3,3. Alvaro Dias explicou que a variação está dentro da margem de erro da pesquisa.

No cômputo geral, o Brasil aparece na 72ª colocação na lista anual do índice de percepção da corrupção. Dentre os sul-americanos, apenas o Chile (7,0) e o Uruguai (6,7) estão no grupo dos países com melhor desempenho. Dinamarca, Finlândia e Nova Zelândia dividem o topo do ranking com a nota 9,4. Somália e Mianmar (1,4), Iraque (1,5) e Haiti (1,6) ocupam as últimas colocações. Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) citou frase atribuída a Ulysses Guimarães: a corrupção é o cupim que destrói a democracia.



26/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias pede liberação de medicamentos excepcionais

Alvaro Dias pede desoneração tributária para medicamentos

Projeto amplia oferta de medicamentos excepcionais oferecidos pelo SUS

Flávio Arns informa que STF deverá se posicionar sobre o fornecimento de medicamentos excepcionais

Álvaro Dias quer liberar venda de medicamentos

Alvaro Dias denuncia falta de liberação de verbas da segurança para estados