Alvaro Dias responsabiliza Fernando Haddad e PT por situação das universidades federais



Em discurso nesta terça-feira (5), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou que as dificuldades enfrentadas pelas universidades federais – cujos professores, na maioria, estão em greve – se devem à falta de planejamento na expansão promovida pelo governo do PT e pelo ex-ministro da Educação Fernando Haddad. Na opinião do senador, essa expansão foi apenas eleitoreira.

- A falência das universidades federais é obra do atual governo e do ministro Haddad. A maior desgraça foi a criação de um projeto sem planejamento, que está destruindo as federais, o Reuni [Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais] – afirmou.

Segundo afirmou o senador, das 88 mil vagas abertas ao longo dos oito anos do governo Lula, 46 mil foram criadas um ano antes das eleições presidenciais, em 2009, com falta de planejamento e improvisação, somente para atender às exigências político-eleitorais da hora. Universidades nasceram apenas no papel, como em Guarulhos, onde parte dos alunos têm aulas numa escola municipal. A construção do campus está prometida desde 2007.

E a falta de infraestrutura se repete Brasil afora, além dos baixos salários dos professores, disse ainda. Na Universidade de Brasília, um iniciante na carreira com carga de 20 horas ganha R$ 1.530,46, enquanto um professor de ensino municipal de São Paulo recebe R$ 2.600.

Apesar de todo o marketing em torno da expansão da rede universitária brasileira nos últimos anos, os números mostram outra realidade e houve retrocesso, afirmou Alvaro Dias. Em 2010, foram 178.407 formandos nas universidades federais, 24 mil a menos do que em 2004.

- Essa alardeada expansão, numa análise abrangente e no país inteiro, é teórica, é no discurso, segundo disse. Os governistas se utilizam da mentira como arma para sustentar eficiência. Os propalados avanços não aconteceram - avaliou o senador.

Alvaro Dias disse que “não há como não convocar o ex-ministro Fernando Haddad à responsabilidade, já que ele foi o responsável pela gestão da educação no país nos últimos anos”.



05/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Álvaro Dias denuncia "situação dramática" das universidades públicas do Paraná

Senadores da CE querem debater implantação de institutos federais de educação com ministro Fernando Haddad

Haddad pede suspensão de greve dos técnicos das universidades federais para retomada de negociações

Alvaro Dias responsabiliza o governo federal por demissões no Paraná

Álvaro Dias responsabiliza governo do Paraná pelo empobrecimento do estado

Alvaro Dias responsabiliza governo federal pelo aumento da violência no país