Senadores da CE querem debater implantação de institutos federais de educação com ministro Fernando Haddad



O ministro da Educação, Fernando Haddad, será convidado para audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), para falar sobre a implantação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Requerimento nesse sentido, assinado pela senadora Fátima Cleide (PT-RO) e os senadores Paulo Paim (PT-RS) e Inácio Arruda (PCdoB-CE), foi aprovado pela comissão nesta terça-feira (24).

Para o debate, também serão convidados representantes dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e do Sindicato Nacional dos Servidores federais de Educação Básica e Profissional. O presidente da comissão, senador Flávio Arns (PT-PR), disse que a escola técnica é um meio para diminuir a desigualdade regional e social.

Também foi aprovado requerimento da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) para realização de audiência pública para debater, com secretários estaduais de Educação, as reformas educacionais em andamento.

Para tratar da remuneração dos professores deverão ser convidados os secretários dos estados de São Paulo, Pernambuco e Piauí. Os secretários de Educação de Minas Gerais, Distrito Federal e Acre deverão falar sobre gestão escolar e certificação dos diretores de escolas.

A avaliação da aprendizagem, formação de professores e alfabetização será tema para os secretários de Educação do Rio Grande do Sul, Ceará e Mato Grosso do Sul, segundo a proposta de Marisa Serrano.

A senadora propôs ainda, e foi aprovado pela comissão, requerimento de informações ao Ministério da Cultura. O requerimento solicita relatório completo do Fundo Nacional de Cultura (FNC) contendo a movimentação e utilização de verbas no ano de 2008.

Pelo requerimento, a senadora também pede relatório completo dos projetos que receberam recursos por meio da Lei Rouanet (Lei 8.313/91). Marisa Serrano quer que sejam listados dados como nome do projeto, nome e estado do proponente, valor captado e relação das empresas que destinam recursos para cada projeto.



24/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Obras de novos institutos federais de educação podem começar em 2012, diz Haddad

Comissão de Educação entrega ao ministro Fernando Haddad relatório final do ciclo de audiências públicas

Alvaro Dias responsabiliza Fernando Haddad e PT por situação das universidades federais

Ministério da Educação - Fernando Haddad

Governo inaugura institutos federais de educação na segunda (27)

Institutos federais poderão formar profissionais de Educação