ALVES DESMENTE EXPLORAÇÃO DE TRABALHO INFANTIL



O senador José Alves (PFL-SE) desmentiu hoje (dia 2) matéria dojornal o Globo, publicada na edição de 29 de novembro, sob o título "Políticos exploram trabalho infantil em Sergipe", envolvendo o seu nome. Segundo o jornal, "deputados e até um senador utilizam mão de obra de crianças na colheita de laranja, no sul de Sergipe".

- No meu caso, o que existe de verdade sobre o assunto é que realmente tenho um sítio de laranja. No entanto, este ano, como das vezes anteriores, vendi a safra no pé a um comerciante local, sendo de responsabilidade do comprador fazer a colheita e o transporte da produção. Desta forma não estou envolvido com a contratação de pessoal para a colheita - afirmou.

José Alves disse que, infelizmente, o trabalho infantil no Brasil e nomundo é reflexo da pobreza e da luta das famílias pela sobrevivência e que "realmente há casos de exploração mercantilista do trabalho infantil", como tem sido muitas vezes denunciado.

- Reitero, mais uma vez, que sou contra a exploração do trabalho infantil, porque ela retira o jovem da escola e da recreação própria da sua idade, e entendo que a sua existência é uma questão de conjuntura que deve ser resolvida urgentemente com o desenvolvimento do país e a distribuição mais justa da riqueza nacional - frisou ele.



02/12/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Relatório aponta exploração de trabalho infantil na pesca

CPI da exploração sexual infantil aprova plano de trabalho

Combate a trabalho e exploração sexual infantil mobiliza CCJ

Ademir alerta para a exploração do trabalho infantil no país

Camata apresenta projeto contra exploração do trabalho infantil à OIT

Serys alerta para a exploração do trabalho infantil no campo