Ângela Portela apoia reivindicações de servidores dos ex-territórios federais




A senadora Ângela Portela (PT-RR) manifestou nesta quinta-feira (15) o seu apoio às reivindicações dos servidores públicos dos antigos territórios federais, que são hoje os estados de Roraima, Amapá e Rondônia.

- Se a transformação em estados foi uma questão de justiça, com resultados imediatos do ponto de vista político e econômico, esse processo não se completou até hoje. Permanecem pendentes problemas relevantes para a população, dos quais merecem especial atenção as condições dos servidores públicos dos estados - disse.

Entidades sindicais que representam os servidores - policiais civis e militares, professores e técnico-administrativos - informou a senadora, passaram os últimos três meses debatendo as principais pendências em relação a seus direitos. As entidades divulgaram uma carta com as principais reivindicações dos servidores dos ex-territórios na quarta-feira (14), na Câmara dos Deputados.

Dentre as reivindicações, segundo Ângela Portela, estão questões referentes ao Plano Collor, reajuste salarial para professores e policiais, plano de carreira e criação de um órgão no âmbito do Ministério do Planejamento para coordenar as demandas dos servidores dos ex-territórios. Ela justificou o pedido informando que há 44.500 servidores dos ex-territórios federais, os quais precisam da ajuda de pessoal técnico qualificado e conhecedor de sua situação para resolver os problemas referentes as suas carreiras.

Ângela Portela pediu que os Ministérios do Planejamento e da Fazenda analisem as exigências dos servidores com atenção.

Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) elogiou o pronunciamento da colega e também disse apoiar as reivindicações dos servidores dos ex-territórios.



15/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ângela Portela apoia reajuste de 15,8% a policiais de ex-territórios

Ângela Portela defende regularização de servidores dos antigos territórios do AP e de RR

Ângela Portela diz que reivindicações eram 'mais do que previsíveis'

Ângela Portela apoia emenda de Randolfe a projeto do FPE

Ângela Portela lamenta MP que altera remuneração de médicos e professores federais

Ângela Portela apoia destinação de 10% da receita da União para a saúde