Antonio Carlos Valadares defende soluções pacíficas para a violência



O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) enalteceu, nesta terça-feira (16), a resposta da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aos graves episódios de violência ocorridos recentemente nos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso, ao criar uma comissão especial para apresentar iniciativas legais, de caráter emergencial, a fim de coibir a violência em todo o país. Para o parlamentar, a prioridade do país deve ser a defesa do Estado Democrático de Direito, que, a seu ver, deve ser feita com prudência, responsabilidade, profissionalismo, inteligência e respeito às garantias previstas na legislação brasileira e internacional.

- A via violenta não é sequer minimamente justificada. O recrudescer da violência deve ser sustado por meio de instituições livres e democráticas, construídas por meio de uma legislação forte e moderna - disse, defendendo maior investimento no serviço de inteligência das polícias e do Ministério Público.

Valadares disse assustar-se com as tentativas de comparar as ações do Primeiro Comando da Capital (PCC) com as organizações da esquerda, à época da ditadura militar. Ele frisou que o PCC não tem nenhum outro ideário, senão "a bandidagem comum".

- A facção criminosa de São Paulo logrou construir uma sólida rede de organização intra e extra presídios, que não tem nenhuma relação com as formas de organização de esquerda na época da guerrilha urbana ou com qualquer outro grupo ideológico da América Latina - afirmou.



16/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Antonio Carlos Valadares defende taxação de fortunas para financiar saúde

Antônio Carlos Valadares defende convocação de Constituinte para aprovar a reforma política

Antonio Carlos Valadares defende PT e critica PSDB

Antônio Carlos Valadares defende revitalização ambiental do São Francisco

Antônio Carlos Valadares defende programa espacial brasileiro

Antônio Carlos Valadares defende extinção gradativa da CPMF