Antonio Russo toma posse no Senado na vaga de Marisa Serrano




O empresário e pecuarista Antonio Russo Netto (PR-MS), de 69 anos, tomou posse nesta terça-feira (28) na vaga da ex-senadora Marisa Serrano. Magno Malta (PR-ES) e João Alberto Souza (PMDB-MA) foram designados pelo presidente José Sarney a conduzir o novo senador à Mesa para fazer o juramento.

Antonio Russo era o 1º suplente de Marisa Serrano, que renunciou ao mandato na segunda-feira (27) para assumir o cargo de Conselheira do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul.

- Assumo o mandato com o compromisso de dignificar a cadeira da senadora Marisa Serrano. Sei que é uma grande responsabilidade substituir uma mulher que construiu sua vida pública sob os preceitos da ética, da moral, e os princípios da democracia e da justiça social, lembrada pela liderança política, no âmbito estadual, e respeitabilidade, no âmbito federal - elogiou o novo parlamentar.

O senador recordou sua experiência como empresário do setor pecuarista no município de Nova Andradina (MS) e prometeu defender os interesses do povo do seu estado. Ele anunciou como bandeiras de seu mandato o apoio ao desenvolvimento do agronegócio, da indústria e do comércio, com vistas ao desenvolvimento sustentável e ao fortalecimento da economia local e nacional.

Magno Malta saudou o novo colega de Senado por sua contribuição para a geração de emprego e renda e convidou Russo a integrar a Frente Parlamentar Mista Permanente em Defesa da Família.

O senador Waldemir Moka (PMDB-MS), por sua vez, destacou que Antonio Russo assumirá uma grande responsabilidade ao substituir Marisa Serrano e disse acreditar que ele honrará o estado.

Trajetória

A atuação de Antonio Russo como pecuarista começou em São Paulo como distribuidor de carne, em 1954, e se ampliou até o interior do estado e do Mato Grosso do Sul. Atuando no ramo de carnes e frigorífico, tornou-se conhecido como "Barão da Carne", expressão usada em reportagem publicada pelo jornal americano The Wall Street Journal em 2003, quando sua empresa aparecia como a quarta maior do Brasil no setor.

Antonio Russo dirigiu diversas instituições ligadas à pecuária. Foi presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne Bovina por 7 anos e o Sindicato da Indústria do Frio do Estado de São Paulo por 6 anos. Também ocupou o cargo de vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Mato do Grosso do Sul (Fiems). Na área social, atuou por 26 anos à frente da Associação Cristã de Amparo a Criança.



28/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lauro Antonio toma posse no Senado

Antonio Carlos Júnior toma posse no Senado

Marco Antônio Costa toma posse no Senado pelo estado do Tocantins

Ada Mello toma posse na vaga de Fernando Collor

Aníbal Diniz toma posse em vaga de Tião Viana

Wilder Morais toma posse na vaga de Demóstenes Torres