Anvisa aprova novas regras para pequenos empreendedores



A provada nesta terça-feira (29), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a resolução que racionaliza, simplifica e padroniza procedimentos e requisitos de regularização do microempreendedor individual (MEI) e do agricultor familiar junto ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.

O resultado da Consulta Pública (CP) n. 37 sobre inclusão produtiva com segurança sanitária para o microenpreendedor e o agricultor foi apresentado durante a reunião pública da Diretoria Colegiada da Anvisa. A ação se insere nas iniciativas do Programa Brasil Sem Miséria do governo federal, que tem o objetivo de gerar emprego e renda. A reunião de aprovação aconteceu durante o VI Simbravisa, em Porto Alegre (RS).

Cerca de 150 pessoas e instituições contribuíram com a CP da Anvisa, cuja totalidade dos dados ainda não foi consolidada. Dezesseis Unidades da Federação enviaram contribuições. No entanto, o debate envolveu mais de seis mil pessoas que participaram de seminários regionais sobre o tema.

O Diretor presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, salientou que o MEI e o pequeno produtor não podem ser tratados da mesma forma que o grande empresário e que é necessário ter um olhar diferenciado sem perder o ponto de vista da segurança sanitária. Disse também que a iniciativa respeita experiências locais e encoraja os pequenos produtores e empreendedores a viver e a gerar renda e emprego com aquilo que sabem fazer.

A coordenadora da área de Relações Institucionais da Anvisa, Rosilene dos Santos, apresentou o resultado da CP 37. Existem hoje no Brasil 3,5 milhões de micro empreendedores individuais formalizados e 10 milhões de informais que poderiam gerar R$ 600 bilhões ao ano. Ao mesmo tempo, há 21,8 mil pequenos produtores rurais da economia solidária que podem gerar R$ 8 bilhões ao ano.

Com as contribuições recebidas, a Anvisa construiu a resolução que será importante para fomentar políticas públicas e programas de capacitação voltados para este público específico.

A proposta chamou a atenção da Organização Pan Americada de Saúde (Opas). Luis Augusto Galvão, representante da Opas em Washington, elogiou a iniciativa da Anvisa e convidou a agência para apresentar a proposta de inclusão produtiva com segurança sanitária no encontro internacional de saúde a ser realizado na capital dos Estados Unidos em fevereiro do próximo ano. Será uma reunião técnica com a participação do Banco Mundial.

A coordenadora do programa Consumo Seguro e Saúde da Unesco, Evelyn Jacir, também elogiou a iniciativa da Anvisa e disse que a ação pode ser uma inspiração para outros países da América Latina.

Fonte:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 



29/10/2013 18:42


Artigos Relacionados


Anvisa aprova novas regras para as UTIs

No primeiro dia das novas regras de visto para os EUA, benefícios ainda são pequenos

Anvisa publica novas regras para medicamentos biológicos

Anvisa fixa novas regras para importação de alimentos do Japão

Anvisa explica as novas regras para remédios que contêm Sibutramina

Anvisa apresenta novas regras para registro de fitoterápicos e drogas vegetais