Aprovado acordo entre Brasil e Polônia para combate ao crime organizado



Acordo de cooperação entre o Brasil e a Polônia para intensificar ações de combate ao crime organizado, em especial ao tráfico de drogas e ao terrorismo, foi aprovado nesta terça-feira (1º) pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado.

O Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 395/2013 aprova texto assinado em 2006 e prevê o desenvolvimento de atividades conjuntas nas áreas técnica e científica; e na capacitação de funcionários por meio de treinamentos e do intercâmbio de informações sobre o enfrentamento do crime organizado.

Segundo o Itamaraty, o acordo permitirá a troca de experiências sobre os métodos das organizações criminosas transnacionais com estudos sobre criminalística e criminologia. O texto, no entanto, faculta a qualquer dos dois países o direito de se recusar a prestar informações se considerar que isso afeta sua soberania.

Brasil-Cingapura

A CRE também aprovou projeto de resolução do Senado criando o Grupo Parlamentar Brasil-Cingapura (PRS 3/2014). A iniciativa foi apresentada pelo presidente da comissão, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), e se caracteriza como um serviço de cooperação interparlamentar integrado por membros do Congresso Nacional que a ele livremente aderirem.

"A interação entre legisladores de diferentes nações promove o entendimento entre os povos e facilita soluções comuns para problemas que afetem o conjunto de países", observou o relator, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), em voto favorável à proposta.



01/04/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Justiça: Acordo entre Itália e Brasil vai reforçar combate ao crime organizado

APROVADO ACORDO SOBRE ISENÇÃO DE VISTOS ENTRE BRASIL E POLÔNIA

Brasil e China têm acordo de combate ao crime organizado

Aprovado projeto que complementa ações previstas no Pronasci para intensificar combate ao crime organizado

Aprovado acordo entre Brasil e Estados Unidos para o combate à lavagem de dinheiro

Brasil e Sérvia assinam acordo de cooperação para combate ao crime