APROVADO EMPRÉSTIMO DO BANCO MUNDIAL PARA MINISTÉRIO DA AGRICULTURA



Os senadores da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovaram, nesta terça-feira (dia 5), por unanimidade, parecer favorável, nos termos de um projeto de resolução, que autoriza a contratação de operação de crédito do governo brasileiro, junto ao Banco Mundial, no valor de US$ 44 milhões. O empréstimo será destinado ao financiamento parcial do Projeto de Proteção da Saúde das Plantas e dos Animais, cuja execução competirá à Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e do Abastecimento. A matéria ainda será examinada pelo plenário.
O pedido para a operação de crédito foi feito pelo Executivo, e o relator da matéria na CAE, que deu parecer favorável, foi o senador Maguito Vilella (PMDB-GO). O senador Jonas Pinheiro (PFL-MT), relator substituto na comissão, falou sobre a importância do projeto e pediu o apoio dos senadores.
O Projeto de Proteção à Saúde das Plantas e dos Animais, segundo Maguito Vilela, tem por objetivo aumentar a competitividade e a produtividade nessa área, buscando o controle e a eliminação de doenças das plantas e animais, que têm sido consideradas barreiras comerciais. O projeto também vai melhorar, segundo o senador, o sistema de vigilância sanitária.
- Esse projeto representa a continuidade dos esforços do governo brasileiro para manter os padrões sanitários já alcançados e expandir ações de controle e erradicação para uma ampla região do país, com vistas a reduzir ou eliminar os entraves sanitários que afetam agroprodutos de elevado potencial para exportação - disse Maguito Vilela.

05/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Autorizado empréstimo do Banco Mundial para setor elétrico

CAE aprova autorização de empréstimo do Banco Mundial para Sabesp

CAE APROVA PARECER FAVORÁVEL A EMPRÉSTIMO DO BANCO MUNDIAL PARA SANEAMENTO

Prefeitura de Betim tem autorização para contratar empréstimo junto ao Banco Mundial

CAE aprecia empréstimo do Banco Mundial para reorganizar sistema de saúde da Bahia

Diretor do Banco Mundial visita Senado e anuncia aprovação de empréstimo para o Rio Grande do Sul