Aprovado fundo para financiar educação profissional



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira (1º), projeto de lei (PLS 274/03) do senador Paulo Paim (PT-RS) que cria o Fundo de Desenvolvimento do Ensino Profissional e Qualificação do Trabalhador (Fundep). A matéria ainda será analisada pelas Comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Assuntos Econômicos (CAE), onde será votada em caráter terminativo .

O Fundep pretende ampliar a rede de ensino técnico, melhorar a estrutura já existente nessa rede e qualificar professores e corpo administrativo, entre outras medidas. A queda no número de matrículas e a estabilização na oferta de cursos profissionalizantes são circunstâncias que motivaram a apresentação da proposta.

Ao apresentar seu parecer favorável ao PLS 274/03, o relator, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), comentou que o Fundep deverá receber, entre outros recursos, 5% das verbas do Fundo do Amparo ao Trabalhador (FAT) e 7% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Na sua avaliação, esse projeto deve "revolucionar" o ensino profissional no país.

"Essa estabilização na oferta de cursos de educação profissional de nível técnico é bastante sentida pelos jovens de famílias de renda mais baixa, para os quais a universidade representa um sonho mais distante", disse o relator em seu voto. Ele frisou que o mercado de trabalho continua a precisar de profissionais de nível técnico. "Essas constatações evidenciam a necessidade de a educação profissional ser provida por uma fonte segura de financiamento", concluiu Demóstenes.

A senadora Kátia Abreu (DEM-TO) também elogiou a proposta, afirmando que esta "é a verdadeira educação que vira emprego".

O parecer da CCJ recomenda a aprovação do PLS 274/03 com as quatro emendas aprovadas pelas Comissões de Educação, Cultura e Esporte (CE) e de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). Demóstenes também apresentou três subemendas para ajustar a redação do texto. Por fim, rejeitou emenda apresentada pela senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) porque a questão colocada por ela já estaria sanada por uma das emendas aprovadas.

01/09/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fundo poderá financiar qualificação profissional de pessoa com deficiência

Aprovado na CE projeto que cria fundo para financiar ensino profissionalizante

CCJ aprova criação de fundo para educação profissional

Educação de jovens deverá ser articulada com educação profissional, segundo projeto aprovado pela CE

Suplicy: Fundo de Cidadania pode financiar educação com recursos do pré-sal

Proposta cria Fundo de Desenvolvimento da Educação Profissional