Arthur Virgílio cobra de Sarney anulação dos atos secretos e reforma administrativa do Senado



Pouco antes do pronunciamento do presidente do Senado, o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), subiu à tribuna para dizer que seu partido esperava que José Sarney, frente às recentes denúncias da imprensa contra a Casa, declarasse a anulação de todos os chamados "atos secretos" e pediu uma profunda reforma administrativa do Senado.

- O PSDB não vai abrir mão de ir até o mais fundo nas investigações que provarão as culpas eventuais ou resgatarão as inocências provadas. O PSDB tem a determinação de defender a instituição e de não se misturar com os que praticaram ao longo de 15 anos os mal feitos que denegriram a imagem de um dos pilares da democracia brasileira, que é o Senado Federal, perante a opinião pública - afirmou o líder.

Arthur Virgílio disse esperar de Sarney "firmeza" para a anulação dos atos secretos e a identificação dos responsáveis. Para o líder do PSDB, chegou a hora de o Senado "renovar os seus costumes e tornar-se uma instituição modelo a partir da crise aguda que se instalou imediatamente após a posse do presidente José Sarney".

- Sabemos dos interesses, dos privilégios e das ilicitudes enraizados. Sabemos como é difícil mudar. Estou ansioso por ouvir de vossa excelência as palavras do homem que conduziu o Brasil das trevas da ditadura à democracia numa transição democrática que, a meu ver, coloca seu nome sob um aspecto muito bom na história brasileira - disse Arthur Virgílio a Sarney, pouco antes de o presidente da Casa iniciar seu discurso sobre a crise do Senado.

O líder tucano disse também esperar que o Senado recupere o "ar puro da decência".



16/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Líder do PSDB diz que espera anulação dos atos secretos e renovação da estrutura administrativa da Casa

Arthur Virgílio pede apuração sobre supostos atos secretos do Senado

Arthur Virgílio acusa Agaciel de chantagear senadores e sustenta que 'atos secretos existiram mesmo'

Arthur Virgílio indaga sobre atos secretos; Heráclito diz que criou comissão para investigar

Arthur Virgílio requer processo administrativo para apurar responsabilidade de Agaciel e Zoghbi em atos secretos

Arthur Virgílio: "Reforma administrativa do Senado tem de poupar e moralizar"