Arthur Virgílio critica governo pelo excesso de acúmulo de reservas



O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio Neto (AM), ao comentar a marca histórica atingida pelo Brasil de acúmulo de divisas internacionais de US$ 100 bilhões, criticou a política adotada pelo governo, que, segundo ele, provoca a "mais alta taxa de juros do mundo" e agrava o quadro fiscal brasileiro.

- Acumular reservas é necessário até certo limite; a partir daí é pobre financiando rico - criticou o parlamentar, que exigiu do governo que saia da inércia e busque solução para o que considera um grave problema econômico, sob pena de perda de competitividade.

De acordo com o senador, o jornal O Globo, em sua edição do último domingo (25), publicou que o custo dessas operações estaria em R$ 8,3 bilhões por ano, valor que Arthur Virgílio comparou aos percentuais aplicados ao Programa Bolsa-Família do governo em 2006.

- Há quem estime que 0,7% do PIB [Produto Interno Bruto] seja consumido por essa despesa financeira, neutralizando, por exemplo, investimentos previstos no Plano Plurianual de Investimentos - disse o senador, para quem o país estaria gastando mais com a compra de reservas que com investimentos produtivos.

O parlamentar comentou opinião do jornalista Ribamar Oliveira, de O Estado de S. Paulo, para quem o governo terá menos orçamento para investimentos em infra-estrutura que os previstos no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), devido à maior compra de dólares para aumento das reservas cambiais.

Soluções

Entre as sugestões apresentadas pelos analistas para "conter a armadilha cambial", Arthur Virgílio mostrou-se favorável à ampliação do limite de recursos que exportadores podem deixar no exterior sem prazo para repatriamento, de 30% para 100%, o que, segundo ele, reduziria "a enxurrada de dólares" decorrentes do fluxo comercial.

Outra medida proposta, que julgou inadequada, seria rever a isenção do Imposto de Renda dada a investidores estrangeiros nas aplicações em títulos públicos federais.



26/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio cobra providências contra acúmulo de cargas no aeroporto de Manaus

Arthur Virgílio critica propostas do governo

Arthur Virgílio critica falta de ação do governo

Arthur Virgílio critica governo Lula por ineficácia econômica

Arthur Virgílio critica tentativa do governo federal de cooptar bancada do PDT

Arthur Virgílio critica recusa do governo em isentar inativos acima de 75