Arthur Virgílio: Dunga é autoritário e deveria seguir exemplo do Santos



O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) disse na tarde desta sexta-feira (7) que há algum tempo já "estranhava" os métodos do treinador da Seleção Brasileira, Dunga. Ao comentar a derrota do time nacional para a seleção da Holanda, em jogo das quartas-de-final da Copa do Mundo, o parlamentar citou como exemplo de autoritarismo o bloqueio ao trabalho da imprensa.

Na avaliação de Arthur Virgílio, outra demonstração de autoritarismo teria ocorrido na época da convocação, quando Dunga "fez ouvidos moucos, ouvidos de mercador" aos pedidos generalizados de convocação dos jogdores Paulo Henrique Ganso, Neymar, Ronaldinho Gaúcho e Adriano.

O senador lembrou que o técnico preferiu montar uma equipe e um esquema de jogo à sua semelhança: "um time de cabeça de área". O parlamentar classificou ainda o trabalho de Dunga como "medíocre, mediano, no bom sentido".

- Agora é recomeçar. Exemplo, para mim, está no técnico do Santos Futebol Clube. Exemplo, para mim, está no esquema solto daqueles meninos que jogam como se estivessem num churrasco na casa de amigos, sem nenhuma preocupação, sem nenhum desvão psicológico. Eu, que sou flamenguista roxo, digo que o Santos é o único time que me dá gosto de ver jogar no Brasil. Ele joga o futebol que os brasileiros gostam de ver jogar - declarou Arthur Virgílio.

Ao mesmo tempo, o senador disse acreditar que o país tem maturidade para lidar com uma derrota desse porte:

- O Brasil não vai parar, não vai deixar de cumprir seus destinos porque perdeu uma competição esportiva: temos maturidade suficiente para lidar com isso muito bem.

Ele discordou daqueles que estão culpando o volante Felipe Melo pela eliminação da Seleção Brasileira na Copa da África do Sul:

- Felipe Melo perdeu a cabeça dentro de um time que estava com a cabeça perdida. Os demais jogadores estavam atarantados no campo, até por falta de comando tático. Os jogadores brasileiros estavam preparados para corrida de fundo, maratona, mas não estavam preparados para a Copa do Mundo - analisou.



02/07/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio diz que governo Lula tem caráter autoritário

Para Arthur Virgílio, governo Lula tem viés autoritário

Arthur Virgílio acusa Lula de autoritário e vê "infantilidade" em embaixador na Alca

Tesoureiro do PT deveria ser afastado temporariamente do cargo, diz Arthur Virgílio

Arthur Virgílio: general da ativa deveria abster-se de opinar sobre questões políticas

Projeto Novos Cielos: um supercampeão e exemplo a seguir