Para Arthur Virgílio, governo Lula tem viés autoritário



O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) alertou nesta sexta-feira (24) que o país tem manifestado inquietação e medo com o viés autoritário que vem detectando no governo Luiz Inácio Lula da Silva. Há indícios de intolerância nas relações do governo com a imprensa e o Congresso, ressaltou.

- Estou inquieto e não estou sozinho, vejo fumaças ruins no horizonte. Tenho encontrado gente intimidada, e com medo, por esse Brasil afora. Não me lembro desse fato acontecer durante o governo Fernando Henrique. Ele era criticado por muitas razões, mas nunca vi ninguém preocupado com um possível autoritarismo de sua parte - afirmou.

Para Arthur Virgílio, muitas críticas que eram feitas ao governo de Fernando Henrique Cardoso agora estão sendo desmentidas. Ele foi acusado de viajar demais ao exterior, inclusive pelo hoje presidente Lula. No governo, Lula já visitou, entre janeiro e julho de 2003, nove países estrangeiros, quatro a mais do que seu antecessor no mesmo primeiro semestre de mandato, comparou.

O líder do PSDB ressaltou também que o governo anterior foi bastante criticado porque a dívida interna subiu muito, mas, de janeiro a agosto do corrente ano, a dívida aumentou R$ 200 bilhões.

Arthur Virgílio destacou ainda que Lula, na campanha eleitoral, prometeu criar 10 milhões de empregos em seus quatro anos de mandato. Agora terá que criar 11 milhões, porque em 10 meses de governo conseguiu aumentar o número de desempregados em quase um milhão.

Ao final, o senador afirmou que Lula tem visto muitos filmes brasileiros no Alvorada, festejando atores e cineastas. Mas é preciso dizer, na opinião do líder do PSDB, que essa dinamização do cinema brasileiro foi conseqüência de medidas de incentivo tomadas durante o governo Fernando Henrique, como bem reconheceu o cineasta Luís Carlos Barreto em entrevista recente.




24/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio diz que governo Lula tem caráter autoritário

Arthur Virgílio acusa Lula de autoritário e vê "infantilidade" em embaixador na Alca

Lindbergh Farias nega existência de viés autoritário em proposta do governo

Heráclito critica com veemência líder do PT e diz que seu comportamento evidencia "viés autoritário do governo"

Arthur Virgílio denuncia viés político em operação da PF

Arthur Virgílio: Dunga é autoritário e deveria seguir exemplo do Santos