Arthur Virgílio elogia Renan e critica governo em questão orçamentária



Ao mesmo tempo em que elogiou a postura do presidente do Congresso, Renan Calheiros, na negociação da aprovação do Orçamento da União para 2006 com ministros do governo Luiz Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira (18), o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio, protestou contra o "gesto agressivo" do Poder Executivo em relação ao Legislativo ao defender a entrada em vigor da proposta orçamentária para 2007 por decurso de prazo, o que dispensaria a aprovação da matéria pelo Congresso.

- O Congresso não pode permitir que transite por aqui uma idéia tão esdrúxula quanto essa. Não dá para imaginar um orçamento que represente apenas uma facção. Privar o Congresso de votar a matéria orçamentária equivale a fechá-lo - afirmou.

Arthur Virgílio também apoiou trechos de discurso do líder do Governo no Senado, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), sobre o assunto, como a necessidade de mudanças no processo de discussão e votação do orçamento e de acordo para sua aprovação no Congresso. Concordou ainda que nem sempre prevalece o previsto na proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), onde foi introduzido, para 2007, a figura do decurso de prazo e retirado o limite para gastos públicos.

Em aparte, o líder do PMDB no Senado, Ney Suassuna, sustentou que o Congresso jamais vai abdicar do direito constitucional de analisar e votar o orçamento.

18/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio critica propostas do governo

Arthur Virgílio elogia recuo do governo no "dirigismo cultural"

Arthur Virgílio critica falta de ação do governo

Arthur Virgílio critica governo Lula por ineficácia econômica

Arthur Virgílio critica tentativa do governo federal de cooptar bancada do PDT

Arthur Virgílio critica recusa do governo em isentar inativos acima de 75