Arthur Virgílio: popularidade de Lula não pode permitir 'maniqueísmo político'



O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), criticou nesta terça-feira (24) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmando que os altos índices de popularidade atribuídos a Lula fazem com que o presidente tenha "atitudes autocráticas". Em sua avaliação, isso cria um "ambiente maniqueísta" no qual "é difícil fazer oposição ao governo".

- Chegamos a um nível em que achamos normal um filme sobre um personagem vivo, que está no poder, realizado com dinheiro de empreiteiras que vivem às custas do governo - disse ele, referindo-se ao filme Lula, o Filho do Brasil.

Para Arthur Virgílio, essa situação também se refletiu na forma como foi conduzida a comissão parlamentar de inquérito (CPI) da Petrobras. Ele declarou que "a máquina de propaganda do governo tachou de impatrióticas as tentativas de investigar a empresa". Ele acrescentou que o mesmo ocorreu com os debates sobre a criação da Petrosal, estatal que poderá administrar os recursos provenientes da exploração da camada pré-sal. O questionamento dessa proposta, disse, também foi tachado de "impatriótico".

- Estão criando um clima no Congresso em que é impossível ter opinião e fica difícil fazer oposição - protestou ele.

O senador criticou ainda a notícia de que, no último dia 9, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que estava prestes a pousar em Brasília teve de retornar à cidade de São Paulo, de onde havia partido, para buscar o filho do presidente e seus acompanhantes.

Panfletos

Arthur Virgílio protestou ainda contra um prospecto, cuja publicação teria sido financiada com recursos da Presidência da República, no qual aparecem os nomes de diversos deputados federais e está escrito: "Vota Cultura - apoie o parlamentar que vota pela cultura".

- Não se pode fazer propaganda [eleitoral] com dinheiro público - ressaltou ele, observando que o prospecto apresenta parlamentares de vários partidos.



24/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Popularidade de Lula está em baixa, diz Arthur Virgílio

Arthur Virgílio diz que FHC tinha maior popularidade que Lula no início do seu mandato

Arthur Virgílio diz que caso do dossiê pode impedir posse de Lula

Arthur Virgílio denuncia viés político em operação da PF

Arthur Virgílio: "Lula amarelou"

Arthur Virgílio condena declarações de Lula