Arthur Virgílio protocola novo requerimento para criação de CPI mista



O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), protocolou na noite desta quinta-feira (14), com assinaturas de 28 senadores e 189 deputados, o novo requerimento de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar o uso abusivo de cartões corporativos por ministros, assessores e funcionários do governo federal. O primeiro requerimento, também protocolado nesta quinta, foi devolvido pelo presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, em razão de erro técnico. Questionado pela rapidez com que reuniu as assinaturas necessárias, Arthur Virgílio disse que isso demonstra o quanto vale a pena lutar.

VEJA MAIS

O senador afirmou que agora vai se iniciar uma segunda luta, que é a divisão dos cargos de presidente e relator da CPMI. Ele observou que seria melhor que os governistas compreendessem a praxe do Senado e devolvessem a prerrogativa da oposição. O senador lembrou que, no Senado, a oposição tem força numérica e política e disse esperar que as investigações "não deságüem para uma coisa pequena".

- É essencial que governo e oposição tenham cargos - afirmou.

Como se trata de comissão mista, composta por senadores e deputados federais, o requerimento ainda precisa ser lido em uma sessão do Congresso Nacional. Arthur Virgílio acredita que isso ocorrerá na próxima semana. A divisão dos integrantes já está acertada. No Senado, o PT terá dois representantes; o PSDB dois; o PDT um; o Democratas dois; o PMDB três; e o PTB um. Na Câmara dos Deputados, o PMDB contará com dois integrantes; o PT dois; o PP um; o PR um; o PSDB um; o Democratas um; o PPS um; o PV um; e o chamado "bloquinho" formado por PSB, PCdoB e PDT, indicará dois, que devem ser do PSB e do PDT.



14/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio apresenta requerimento para criação de CPI dos Cartões no Senado

Alvaro Dias protocola requerimento de CPI mista para investigar crimes financeiros no futebol

Oposição protocola pedido de criação de CPI Mista para investigar a Petrobras

PMDB protocola representação contra Arthur Virgílio

Arthur Virgílio protocola no Planalto pedido de informações sobre despesas do gabinete da Presidência da República

Requerimento para criação da CPI Mista dos cartões corporativos é lido