Arthur Virgílio: PSDB "faz opção pelo Senado" e defende perda de mandato de Renan



O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), comunicou ao Plenário que a Executiva do partido e a bancada de senadores decidiram nesta terça-feira (11) fechar questão a favor da perda do mandado do senador Renan Calheiros, nesta quarta-feira (12). A única exceção foi feita ao senador João Tenório (PSDB-AL), "por uma questão política regional".

- O PSDB fez opção pela instituição Senado. O partido decidiu ainda dar todo apoio à mudança no regimento do Senado para que as sessões destinadas a julgar algum senador por falta de decoro sejam abertas. O voto, no entanto, continuará fechado, até que uma emenda constitucional altere esta norma - afirmou.

Ele próprio perguntou como é possível fechar questão quando o voto não é aberto. E respondeu que isso é possível porque o PSDB "não açodou, não prejulgou", amadurecendo sua posição.

- O primeiro momento era de se votar pela abstenção. Depois, se pediu mais investigações, mas sempre garantindo ao senador Renan Calheiros o direito de defesa. No terceiro momento, o partido apoiou o voto da senadora Marisa Serrano e do senador Renato Casagrande, pela cassação -continuou.

Arthur Virgílio ponderou que "o Senado não pode se portar como uma sociedade secreta", pois decisões tomadas assim podem acabar acobertando crimes. Para ele, a Câmara dos Deputados, neste ponto, "está à frente do Senado", pois lá as sessões destinadas a julgar deputados acusados de ferir o decoro são abertas - só o voto é secreto. Lembrou que os "acusados do mensalão" enfrentaram sessões abertas.



11/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio defende adoção de voto aberto para perda de mandato

Renan defende estratégia para garantir voto aberto nos processos de perda de mandato

Arthur Virgílio afirma que PSDB aguardará perícia da PF em documentos de Renan "para buscar a verdade"

Senado está reunido em sessão secreta para votar projeto que decreta perda do mandato de Renan

PSDB pedirá CPI no Senado se acordo não for cumprido, diz Arthur Virgílio

Arthur Virgílio pede afastamento de Renan da Presidência do Senado