Atendimento fora do País



Um planejamento bem feito é essencial para viajar com tranquilidade e segurança. Especialmente quando inclui cuidados com a saúde. Informe-se se o país de destino realiza atendimento a cidadãos brasileiros em suas redes públicas de saúde. Se não for possível é recomendada a contratação de seguro particular.

Além disso, há países que exigem a contratação de um seguro, por isso, informe-se previamente e adquira pacotes que ofereçam proteção para riscos de morte, acidente e invalidez permanente, total ou parcial. Eles são normalmente comercializados pelas próprias agências de viagens ou até por bancos, desde que o comprador seja correntista. 

Nos países onde há exigência de seguro, considere a contratação de um seguro internacional particular – também existem planos empresariais. Os países que compõem a Comunidade Europeia exigem que turistas comprovem ter plano de assistência médica e hospitalar com cobertura mínima de 30 mil euros. Para evitar problemas, tenha sempre à mão os comprovantes de pacotes turísticos contratados, mesmo durante a viagem.

Em caso de grave problema de saúde, a autoridade consular deve ser consultada e informar sobre clínicas e hospitais, de preferência gratuitos, a serem utilizados. Embaixadas e consulados não pagam consultas, remédios, internamentos ou outros tipos de tratamentos de brasileiros no exterior.  Todas possuem funcionamento 24 horas.

A compra de medicamentos também deve ser feita com cautela em viagens internacionais. O Ministério da Saúde recomenda a aquisição de quantidade suficiente para se utilizar apenas durante a estadia fora do Brasil e preferencialmente devem estar acompanhados de respectivas receitas médicas.  Há países que proíbem o ingresso de medicamentos sem a devida prescrição.

Fontes:
Guia Viaje Legal
Ministério do Turismo



26/06/2012 15:16


Artigos Relacionados


Brasil tem melhor desempenho em Pan-Americanos fora do País

Emissão de passaportes continua fora do ar em todo o País

"Fapesp Week" divulga instituição fora do país

Governo prevê que 75 mil estudantes estejam fora do País em 4 anos

Para estudante gaúcha, estudo fora do País é fato inesquecível

Casa da Moeda terá primeiro escritório fora do País em 317 anos