Ato médico e fator previdenciário serão debatidos em audiências públicas



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) agendou para a próxima quarta-feira (28) a realização da audiência pública aprovada nesta quarta-feira (21) para instruir o projeto de lei que dispõe sobre o ato médico (PLS 25/02). O requerimento para o debate, de autoria da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), pede a presença do ministro da Saúde, José Agenor da Silva, e dos presidentes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Jurandi Frutuoso; do Conselho Federal de Medicina (CFM), Édson de Oliveira Andrade; e do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), Cleusa Maria de Almeida Mendes

Outro requerimento aprovado na mesma reunião requer debate em conjunto com a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) sobre o fator previdenciário (PLS 296/03), em audiência pública que ficou agendada para o dia 6 de julho. O pedido é de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) e prevê a participação de dirigentes de 29 entidades representativas de empregados, como a Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT) e a Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB).

O requerimento da senadora Lúcia Vânia pede prosseguimento à discussão em torno do projeto de lei do ex-senador e médico de Santa Catarina Geraldo Althoff, que desde 2002, quando foi apresentado, tem gerado debates em torno de seu conteúdo. A proposição prevê a definição das diversas atividades profissionais que se incluem na área médica, determinando as atribuições e os limites na atuação de cada categoria profissional (médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, dentistas, farmacêuticos, entre outros).

A proposta de Paulo Paim visa a aprofundar as discussões em torno do projeto de sua autoria que quer resgatar critérios de cálculo dos benefícios previdenciários, extinguindo o fator previdenciário, hoje em vigor. De acordo com o autor, a proposta visa a evitar a utilização da Previdência Social como instrumento de ajuste das contas públicas com prejuízo para os beneficiários.

A reunião da CAS foi encerrada antecipadamente para que os senadores pudessem participar da sessão especial em homenagem ao ex-presidente do PDT Leonel Brizola. Os senadores da CAS se reunirão na próxima quarta-feira (28), a partir das 9h30.



21/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Caso de garoto Sean e política de cotas serão debatidos em audiências na CCJ

Alternativas ao fator previdenciário serão debatidas em audiência pública

CAS faz audiências públicas para discutir uso médico de próteses de silicone

CAS faz audiências públicas para discutir uso médico de próteses de silicone

Ancinav e CFJ serão temas de audiências públicas

Direitos autorais em cinema e música serão discutidos em audiências públicas