Bahia terá núcleo de enfrentamento ao tráfico de pessoas



Será inaugurado nesta quinta-feira (24) o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Bahia (NETP-BA), ação que faz parte da Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Ministério da Justiça. O evento terá a presença do secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão. 

O núcleo da Bahia é o oitavo criado no País e permitirá ao estado formar uma rede de prevenção e atenção às vítimas, contribuindo para facilitar a denúncia e, assim, melhorar a investigação desse tipo de crime. Em 2010, foram registradas 11 ocorrências de tráfico de pessoas na Bahia, envolvendo cerca de 40 pessoas. A maioria dos casos é de exploração sexual, mas também foram recebidas denúncias de trabalho escravo e tráfico de órgãos. 

O Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Bahia funcionará de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, na Rua Freire Vicente, nº 10 (próximo ao Teatro XVIII, no Pelourinho). O atendimento será realizado também pelo telefone (71) 3266-0131, pelo Disque 100 (nacional), pelo Disque 3235-0000 (estadual) ou pelo e-mail: [email protected]

Segundo a coordenadora do núcleo, Márcia Leite Prudente, uma das ações a serem desenvolvidas é a interiorização das informações sobre tráfico de pessoas. A ideia é articular ações institucionais no estado e orientar moradores de cidades do interior para que eles saibam identificar o crime. "Os pontos mais frágeis são o Recôncavo Baiano e o oeste do estado", revela Márcia.

 

Fonte:
Ministério da Justiça

 



23/03/2011 21:24


Artigos Relacionados


Rio terá Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Enfrentamento ao tráfico de pessoas é tema de debate em Brasília

Justiça começa a monitorar enfrentamento ao tráfico de pessoas

Seminário internacional discute enfrentamento ao tráfico de pessoas

Justiça divulga relatório sobre enfrentamento ao tráfico de pessoas em BH

Ministério da Justiça promove oficina de enfrentamento ao tráfico de pessoas