Rio terá Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas



O Rio de Janeiro terá mais um instrumento de combate ao tráfico de pessoas. Na segunda-feira (07), será constituído o Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas para construção de políticas públicas contra esse tipo de crime. Trata-se do quinto comitê estadual no País, pois já existem comitês nos estados de São Paulo, Pernambuco, Bahia e Ceará.

O comitê será composto por 29 entidades, que representam tanto a sociedade civil organizada como órgãos públicos, das esferas estadual, municipal e federal. A cerimônia de posse será na sede do Arquivo Nacional.

Participam da solenidade, o secretário nacional de Justiça do Ministério da Justiça, Paulo Abrão; a coordenadora do Departamento de Justiça Classificação, Títulos e Qualificação, Fernanda dos Anjos; o secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, e o Subsecretário de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos e Territórios, Antonio Carlos Biscaia.

O enfrentamento ao tráfico de pessoas é uma política interministerial de assistência às vítimas, combate e prevenção ao crime, coordenada pelo Ministério da Justiça. Esse grupo já prepara o 2º Plano de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas com as diretrizes e as ações para o Brasil nos próximos anos.

O Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de pessoas do Rio de Janeiro foi instituído pelo Decreto n° 43.280, de 9 de novembro de 2011.

 

Fonte:
Ministério da Justiça

 

04/05/2012 13:33


Artigos Relacionados


Bahia terá núcleo de enfrentamento ao tráfico de pessoas

Enfrentamento ao tráfico de pessoas é tema de debate em Brasília

Justiça começa a monitorar enfrentamento ao tráfico de pessoas

Seminário internacional discute enfrentamento ao tráfico de pessoas

Justiça divulga relatório sobre enfrentamento ao tráfico de pessoas em BH

Ministério da Justiça promove oficina de enfrentamento ao tráfico de pessoas