Brasil assina acordos de cooperação em defesa com Sérvia, Polônia e Espanha



O ministro da Defesa, Nelson Jobim, encerrou na sexta-feira (3) viagem de uma semana à Europa, onde assinou acordos de cooperação com os governos de Sérvia, Polônia e Espanha. Os acordos prevêem, entre outras medidas, aumento no intercâmbio técnico e troca de oficiais para as respectivas escolas militares, além de criar as bases para futuros acordos mais específicos de cooperação. 

Na sexta-feira, na Espanha, Jobim assinou acordo de cooperação com a ministra de Defesa do País, Carmem Chacón. Em seguida, participou da cerimônia de entrega do primeiro avião de patrulha marítima P3-BR, de um total de nove adquiridos pelo Brasil, e que estão sendo modernizados na Espanha pela Airbus Military. 

A primeira escala oficial da viagem de Jobim foi na Sérvia, no dia 29 de novembro, onde a comitiva brasileira reuniu-se com a equipe do ministro da Defesa, Dragan Sutanovac. 

Após a assinatura do acordo com a Sérvia, os brasileiros visitaram instalações militares da Brigada das Forças Especiais Sérvias, com exposição de equipamentos e demonstrações das tropas. 

Na terça-feira (30), após visitar o Instituto Técnico Militar (VTI), da Sérvia, a comitiva brasileira viajou para a Polônia, onde visitaram a Empresa RADWAR (do Grupo Bunar). 

A assinatura do acordo com o ministro da Defesa da Polônia, Bogdan Klich, foi realizado na quinta-feira (1º). O ministro Jobim também visitou o Comando das Forças Especiais Polonesas e o Centro de Treinamento de Força de Paz de Kielce.

 

Fonte:
Ministério da Defesa



06/12/2010 14:56


Artigos Relacionados


Brasil assina acordos de cooperação em encontro de Ministros da Justiça no México

Brasil assina cooperação para defesa do consumidor com Coreia do Sul

Brasil e Sérvia assinam acordo de cooperação para combate ao crime

Rio assina acordos de cooperação na área de políticas sobre drogas

Brasil e Sérvia retomam negociações para intercâmbio na área de defesa

Aprovados acordos de cooperação em defesa, segurança social e biocombustíveis