Brasil conquista 14 medalhas em olimpíada de matemática na Bulgária



Terminou nesse domingo (11) a 20ª Competição de Matemática para Estudantes Universitários em Blagoevgrad, na Bulgária. Os estudantes brasileiros ganharam, ao todo, 14 medalhas. O melhor colocado entre os representantes foi Henrique Fiúza do Nascimento, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que alcançou o ouro com 49 pontos.

A edição de 2013 reuniu 321 estudantes que representaram 72 instituições de ensino superior de todo o mundo. Além do ITA, a delegação brasileira compôs-se de alunos do Instituto Militar de Engenharia (IME), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), liderados pelos professores Samuel Barbosa Feitosa, de Salvador, e Fábio Dias Moreira, do Rio de Janeiro. 

Os resultados podem ser consultados no link

Primeiro lugar em Moçambique

Na última sexta-feira (9), o Brasil somou mais quatro medalhas ao histórico de participação na Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, ficando, pelo terceiro ano consecutivo, com a primeira posição geral.

A competição, realizada em Maputo (Moçambique), contou com a presença de 16 jovens do Brasil, Portugal, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Cada país enviou uma delegação de quatro estudantes, menores de 18 anos, e dois professores.

O destaque brasileiro foi Gabriel Toneatti Vercelli, de São Paulo, que conquistou a medalha de ouro. As medalhas de prata foram de João César Campos Vargas (MG), Lucca Morais de Arruda Siaudzionis (CE) e Lucas Pereira Galvão de Barros (SP). Os estudantes foram acompanhados pelos professores Carlos Nogueira Bahiano (BA) e Marcelo Xavier de Mendonça (RJ). 

Durante a disputa, os competidores submeteram-se a duas provas individuais, realizadas nos dias 7 e 8 na capital moçambicana. Cada exame apresentou três problemas de matemática, selecionados por um júri internacional, que exigem a resolução de exercícios de álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória.

Olimpíada de Matemática

No Brasil, anualmente se disputa a Olimpíada Brasileira de Matemática, uma competição aberta a todos os estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir do 6ª ano), Médio e Universitário das escolas públicas e privadas de todo o País.

A competição é realizada desde 1979 e visa estimular o estudo da matemática, contribuir para a melhoria do ensino no País, identificar e apoiar estudantes com talento para a pesquisa científica e selecionar e preparar as equipes brasileiras que participam das diversas competições internacionais de matemática.

A OBM é um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis/MCTI), do Ministério de Educação (MEC), por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).

 

Fonte:

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação



24/08/2013 19:12


Artigos Relacionados


Brasil conquista cinco medalhas na Olimpíada de Astronomia

Brasil conquistou quatro medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática

Brasil conquista a 28ª Olimpíada Ibero-Americana de Matemática

Brasil conquista medalhas na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica

Brasil conquista prata e bronze em Olimpíada Internacional de Matemática

País ganha 4 medalhas na Olimpíada de Matemática no Cone Sul