Brasil e França fazem parceria para desenvolvimento de satélite de metereologia



Nos dias 25 e 26 de agosto, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) recebe equipe do Centro Nacional de Estudos Espaciais da França (CNES) para concluir a primeira fase de desenvolvimento de um satélite inovador de meteorologia, que será usado na medição de chuvas e na coleta de dados sobre mudanças climáticas.


A parceria pretende fabricar um satélite franco-brasileiro para orbitar em regiões tropicais do planeta, como a Amazônia, permitindo o monitoramento mais freqüente e eficaz de precipitação sobre a floresta e fornecendo novos dados sobre o comportamento do clima.


Com lançamento previsto para 2016, o satélite terá como base a plataforma multimissão desenvolvida pelo Inpe, e levará um radiômetro (responsável pela mediação de chuvas) a ser desenvolvido em conjunto pelos dois países. A proposta é fabricar um instrumento baseado no radiômetro francês Madras, com características mais avançadas, permitindo obter informações ainda não disponibilizadas pelos satélites atuais.


As discussões bilaterais para a missão começaram em outubro de 2009 e o acordo deve ser assinado, após aprovação, pelos órgãos governamentais competentes, de um relatório a ser divulgado em outubro deste ano. No Brasil, o relatório deverá ser avaliado pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e, na França, dependerá da aprovação de um comitê de avaliação de projetos do CNES.


A ação será dividida em quatro etapas: projeto, fabricação, lançamento e operação. Tanto as etapas quanto os custos da missão deverão ser divididos de forma igualitária pelos dois países. A fabricação poderá ser compartilhada por empresas brasileiras e francesas, com uma parte do satélite sendo desenvolvida no Brasil e outra na França.


A proposta inicial é que a fase de integração e testes do satélite seja realizada no Inpe, que neste caso absorveria os custos relativos a esta etapa do desenvolvimento.


O acordo no setor espacial proposto por Inpe e CNES visa ainda reforçar os laços de cooperação internacional já existentes entre os dois países.

 

Fonte:
Inpe

 

Saiba mais sobre consulta meteorológica no Portal Brasil. 



24/08/2010 20:17


Artigos Relacionados


Polícias do Brasil e dos EUA fazem parceria para Copa de 2014

Secretaria e Banco do Brasil fazem parceria para gestão de recursos

Brasil e EUA fazem parceria de bolsas de estudo para mestrado na área de cinema

Ciclistas e governo fazem parceria para elevar Brasil a potência olímpica

Brasil e França firmam parceria para concessão de duas mil bolsas de pós-graduação

Brasil e União Europeia fazem parceria em projetos de tecnológicos