Ciclistas e governo fazem parceria para elevar Brasil a potência olímpica



Para colocar o Brasil no cenário das grandes potências da modalidade, o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileiro de Ciclismo (CBC) firmaram três convênios que visam desenvolver e aprimorar as condições dos atletas nacionais, além de revelar novos talentos para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 e chegar à inédita medalha olímpica.

“O ciclismo é uma esporte muito competitivo e disputado por todas as nações. Não é fácil ficar entre as potências do esporte, mas nosso objetivo é classificar atletas para representar o Brasil em 2016 nas quatro categorias: pista, BMX (bicicross), mountain bike e estrada”, explica o presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), José Luiz Vasconcellos.

A meta é atualizar a infraestrutura do ciclismo e adquirir equipamentos modernos, como bicicletas de velocidade e capacetes para provas de estrada, entre outros.

No ciclismo BMX, os recursos serão utilizados na preparação da equipe brasileira para os Jogos Olímpicos Rio 2016, por meio do acompanhamento técnico nos treinamentos e a participação em eventos classificatórios.

Vasconcellos conta que a parceria já apresentou resultados positivos, especialmente no BMX. “Começamos a dar suporte à categoria, com ajuda para os atletas que estão disputando as etapas do Campeonato Mundial. Assim, pretendemos classificar nossos atletas para os Jogos Olímpicos de Londres 2012.”

No ciclismo de pista, o investimento também será feito por meio de treinamento especializado e participação em competições nacionais e internacionais. O presidente da CBC conta que o trabalho será de longo prazo, pois a confederação teve de estruturar um projeto específico para a categoria. “Fizemos uma seleção de atletas para dar todo o suporte ao treinamento e às provas internacionais. Vejo que esse trabalho trará um grande resultado em 2016”.


Fonte:
Ministério do Esporte



07/07/2011 15:23


Artigos Relacionados


Para portugueses, mudanças fazem do Brasil uma potência mundial

Brasil pode passar de potência agrícola para potência ambiental, diz Embrapa

Governo investe R$4 bi para tornar Brasil potência esportiva

Polícias do Brasil e dos EUA fazem parceria para Copa de 2014

Secretaria e Banco do Brasil fazem parceria para gestão de recursos

Brasil e França fazem parceria para desenvolvimento de satélite de metereologia