Brasileiros precisam dar demonstração de patriotismo pelo país como fazem pela seleção, diz Iris de Araújo



Ao fazer um apelo aos parlamentares para que façam um esforço pela aprovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), a senadora Iris de Araújo (PMDB-GO) pediu, nesta terça-feira (20) em Plenário, também a todos os brasileiros que se mobilizem em busca de soluções para os problemas nacionais do mesmo modo como torcem pela seleção brasileira de futebol.

Citando artigo do jornalista Gilberto Dimenstein, publicado na Folha de S. Paulo, Iris de Araújo lembrou que a realização da Copa do Mundo junto com a campanha eleitoral poderá inviabilizar a aprovação do Fundeb. A senadora se referiu ainda, em seu pronunciamento, à existência de suspeitas de que questões de ordem político-eleitorais possam estar levando os parlamentares a se desinteressarem pela matéria.

O Fundeb, encaminhado ao Congresso em junho de 2005 pelo governo federal por meio da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 415/05, deverá substituir o antigo Fundo de Financiamento do Ensino Fundamental (Fundef). Seus recursos deverão atender, no quarto ano de vigência, 47,2 milhões de alunos com investimentos públicos anuais da ordem de R$ 50,4 bilhões.

A senadora comentou ainda pesquisa divulgada por organizações não-governamentais (ONGs) pró-desarmamento mostrando que metade dos brasileiros já foi ou conhece alguém que já foi vítima de armas de fogo. Cobrando prioridade para a questão da violência, Iris de Araújo informou que os dados obtidos pelo estudo serão usados pelas ONGs para pressionar os países da Organização das Nações Unidas por um tratado internacional que permita maior controle do comércio mundial de armas de fogo.

- Devemos vibrar e torcer por nossa seleção, mas tanto melhor que o nosso patriotismo se estenda à formulação de um amplo movimento nacional que, pelo menos, nos garanta educação de qualidade, a aposta no futuro e a tão desejada paz, o anseio maior de todos os brasileiros no presente - disse.

20/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam: tristeza pela derrota da seleção é sentimento positivo de patriotismo

Íris de Araújo alerta para situação de emigrantes brasileiros ilegais

Iris de Araújo aponta degradação dos valores familiares como causa da violência

Íris de Araújo conclama governo a mudar logo o país

Iris de Araújo quer assembléia constituinte exclusiva " para refundar o país"

Paim elogia documentário exibido pelo Fantástico, que mostra afro-brasileiros como a maioria dos brasileiros marginalizados