Iris de Araújo quer assembléia constituinte exclusiva " para refundar o país"



A senadora Iris de Araújo (PMDB-GO) conclamou a população brasileira a reivindicar a realização de uma assembléia nacional constituinte exclusiva, composta por integrantesnão-políticos, que possa ser eleita em 2007 e funcionar em 2008.

Segundo ressaltou, a proposta, do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, seria uma forma de "refundar" o país, executando as reformas estruturais necessárias.

Iris explicou que a assembléia funcionaria de forma paralela ao Congresso, porém sem vínculos com o Parlamento, sendo dissolvida tão logo conclua seus trabalhos. Tal independência do Legislativo, frisou, daria à inédita assembléia o poder de executar todas as reformas constitucionais que o país precisa, inclusive do próprio Congresso Nacional.

Em defesa de sua tese, a senadora citou dados de pesquisa da CNT/Sensus, encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes, segundo a qual somente 0,4% dos entrevistados acreditam no Congresso Nacional, 3,9% no governo e somente 11% confiam na Justiça.

- Houve uma devastação da imagem do Congresso em virtude dos escândalos apurados pelas comissões de inquérito. Isso revela que o brasileiro se sente ultrajado. A Nação reclama por princípios de ética. O que está em jogo é a credibilidade das instituições - enfatizou.



31/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Iris defende constituinte exclusiva, mas repudia proposta de Lula

Valadares propõe Constituinte exclusiva para fazer as reformas que o país precisa

Iris de Araújo quer viabilizar centros de convivência para idosos

Íris de Araújo conclama governo a mudar logo o país

Iris de Araújo quer pressa na reforma agrária

Iris de Araújo quer regulamentar práticas farmacêuticas