CAE APROVA PROGRAMAÇÃO MONETÁRIA PARA O QUARTO TRIMESTRE



A programação monetária do governo para o quarto trimestre deste ano foi aprovada nesta quarta-feira (dia 20) pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Por força de lei, a referida programação tem que ser submetida à deliberação da CAE, depois de aprovada pelo Conselho Monetário Nacional, para em seguida ser votada pelo Congresso Nacional.
A programação, de acordo com o relator da matéria, senador Luiz Otávio (PPB-PA), além das metas indicativas da evolução dos principais agregados monetários, faz um sumário sobre a evolução de indicadores macroeconômicos, relata a política colocada em prática até agosto último e apresenta perspectivas para os últimos três meses deste ano.
Luiz Otávio informou que as autoridades monetárias esperam uma evolução satisfatória do PIB neste ano e que, de acordo com o documento, não há expectativas de pressões altistas nos próximos meses. As taxas mensais de inflação deverão situar-se próximas a 0,5%.
O governo, segundo o senador, demonstrou empenho na promoção do ajuste fiscal, obtendo superávits fiscais acima dos níveis acordados com o FMI, e assegurou a continuidade desse esforço, conforme o orçamento anual recentemente encaminhado ao Congresso.
Na área externa, segundo o relator, o governo reconheceu que a elevação das exportações brasileiras depende da recuperação da demanda mundial, especialmente dos preços dos produtos agrícolas. Com relação às importações, tudo vai depender da evolução dos preços e da renda, devendo ser influenciada, a médio prazo, pelo reaquecimento da demanda interna.

20/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE APROVA PROGRAMAÇÃO MONETÁRIA PARA O QUARTO TRIMESTRE DE 97

PLENÁRIO APROVA PROGRAMAÇÃO MONETÁRIA PARA O QUARTO TRIMESTRE DE 2000

Senado aprova programação monetária do quarto trimestre de 2006

CAE vota programação monetária para o quarto trimestre

Aprovada programação monetária para quarto trimestre de 2012

Aprovada programação monetária do quarto trimestre