CAE examina criação da Previc, que vai fiscalizar fundos de pensão



Entre os 11 projetos que a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) examinará na terça-feira (14), às 9h30, está uma proposta que cria a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), encarregada de fiscalizar e supervisionar os fundos de pensão e aprovar estatutos e convênios. A Previc substituirá a atual Secretaria de Previdência Complementar, subordinada ao Ministério da Previdência e Assistência Social.

VEJA MAIS

O governo chegou a criar a Previc em 2004, por medida provisória (MP 233/04), mas o Senado não votou a proposta, e a MP perdeu eficácia em junho de 2005. O Palácio do Planalto enviou no ano passado ao Congresso projeto com a mesma finalidade, o qual foi aprovado no final de junho último pelos deputados (PLC 136/2009). Os funcionários da atual Secretaria de Previdência Complementar serão transferidos para a Previc, que terá plano de carreira e salários mais atraentes.

Constam ainda da pauta da CAE dois pedidos de crédito externo, com garantia da União, para o Distrito Federal e para o estado do Pará. O do DF, tomado junto ao Banco Mundial, no valor de US$ 130 milhões, destina-se a bancar o programa de modernização da gestão pública. O do Pará, de US$ 10 milhões, será assinado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, também para modernização fiscal do estado.

Após as votações, a CAE promoverá audiência pública, a pedido da senadora Ideli Salvatti (PT-SC), para debater as recentes desonerações tributárias feitas pelo governo federal para combater os efeitos da crise financeira. Estes são os convidados para a audiência: Melvyn Fox, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção; Jackson Schneider, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores; Lourival Kiçula, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos; Nelson Machado, presidente em exercício do Conselho Nacional de Política Fazendária; Carlos Martins Marques de Santana, secretário de Fazenda da Bahia; e Mauro Ricardo Machado Costa, secretário de Fazenda do estado de São Paulo.



10/07/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Proposta do governo recria a Previc, entidade que deve fiscalizar fundos de pensão

Previc lança Guia de Melhores Práticas em Fundos de Pensão

Previc divulga estudo de despesas administrativas realizadas pelos fundos de pensão

CFC CRIOU SUBCOMISSÃO PARA FISCALIZAR FUNDOS DE PENSÃO

CFC CRIA SUBCOMISSÃO PARA FISCALIZAR FUNDOS DE PENSÃO

Aprovada recriação de autarquia para fiscalizar fundos de pensão