Capes assina acordo com universidade norte-americana



A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal De Nível Superior (Capes) assinou em outubro um memorando de entendimento com a Universidade de Case Western Reserve (CWRU), nos Estados Unidos, para a criação do novo Programa de Mobilidade de Estudantes de Medicina – CWRU-Capes.

O objetivo é combinar a formação em medicina, incluindo um programa de ciência básica ou de saúde pública, com a formação clínica médica para estudantes de medicina brasileiros.

A colaboração será realizada por meio do desenvolvimento de projetos e atividades, com ênfase na necessidade por médicos e cientistas-médicos formados em medicina, incluindo a pesquisa básica e saúde pública no Brasil, enquanto também aumenta a probabilidade de esses estudantes aplicarem suas habilidades para o benefício da nação e instituições de origem.

A cooperação se dará por meio do intercâmbio de estudantes e pesquisadores, financiamento de mestrado profissional para estudantes brasileiros, especialmente em cursos oferecidos pela CWRU de Química para Empreendedores, Biotecnologia Empresarial, Física para Empreendedores e Engenharia, desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa, compartilhamento de dados clínicos para fins de pesquisa, organização de seminários científicos, intercâmbio de informações de políticas e estratégias conjuntas em saúde e biomedicina e acesso às instalações e recursos.

Além disso, o documento demonstra o interesse da Capes e da CWRU em desenvolver e fortalecer a colaboração em educação e pesquisa nas áreas de engenharia, medicina odontológica, enfermagem, artes, ciências e outras áreas a serem discutidas e, se acordado, formalizada em Planos de Trabalho específicos.

Belarus

Também na última semana de outubro, a Capes recebeu o embaixador da República de Belarus, Leonid Krupets. O debate foi focado na mobilidade de estudantes de doutorado-sanduíche, doutorado pleno e pós-doutorado para universidades do país no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras. Foi discutida também a vinda de pesquisadores de Belarus para o Brasil por meio das Bolsas Pesquisador Visitante Especial e Jovem Talento dentro do CsF. Mais informações sobre essa parceria devem ser divulgadas em breve.

Fonte:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior







01/11/2013 11:32


Artigos Relacionados


Capes assina acordo de intenções para programa de bolsas com empresa norte americana

Capes assina acordo de intercâmbio com universidade do Texas

Capes assina acordo de cooperação internacional com Universidade de Cambridge

Fapesp firma parceria com universidade norte-americana

Petrobras assina memorando de cooperação tecnológica com empresa norte-americana

Capes assina acordo com consórcios de universidades australianas