CAS vai examinar projeto que eleva compensação financeira pela exploração de recursos minerais



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) vai examinar na terça-feira (20), às 11h, parecer favorável do senador Sibá Machado (PT-AC) a dois projetos (PLSs 104 e 105/2003) que alteram a Lei nº 7.990 e elevam a compensação financeira pela exploração de recursos minerais ao mesmo percentual pago pela exploração de petróleo. Conforme o relator, há uma injustificada diferença entre a Compensação Financeira por Exploração Mineral (CFEM), que atinge, no máximo, 3% do faturamento líquido, e os royalties por exploração de petróleo, que garantem aos estados e municípios entre 5% e 10% das receitas.

Ao justificar seu parecer, Sibá Machado observa que a atividade de mineração é muito mais lesiva ao meio ambiente e ao tecido social das regiões de exploração do que a extração de petróleo, que é feita, na maioria das vezes, na plataforma continental, servindo os municípios apenas como plataforma de operação.

"Já a extração mineral rasga o solo, provoca fluxos migratórios e crescimentos acelerados da população de pequenos municípios, traz consigo a expansão de habitações precárias, prostituição, exploração infantil e outros males associados às localidades instaladas de forma rápida e precária. Desse modo, o projeto busca dar uma justa compensação financeira aos municípios onde há exploração mineral", acrescenta o senador.

A senadora Ana Júlia (PT) e o senador Luiz Otávio (PMDB), autores da proposta, destacam que a compensação financeira a estados e municípios pela exploração de recursos naturais é uma fonte de receita de suma importância para estados como o Pará, que ambos representam no Senado.

SUS e brinquedoteca

Com parecer favorável e substitutivo elaborado pelo senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), a CAS também vai examinar projeto de lei da Câmara (PLC 69/2003) que dispõe sobre o atendimento de emergência de acidentes do trabalho em localidades onde não existe rede do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta está sendo reexaminada pela comissão, que já a aprovou, atendendo a requerimento do líder do governo, senador Aloizio Mercadante (PT-SP).

A pauta da Comissão de Assuntos Sociais ainda inclui outro substitutivo e parecer favorável do senador Geraldo Mesquita (PSB-AC) a projeto de lei (PLC 67/03) da deputada Luiza Erundina que tem por objetivo tornar obrigatória à instalação de brinquedoteca em todos os hospitais do país que ofereçam atendimento pediátrico.



16/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sibá quer alterar compensação financeira por exploração de recursos minerais e hídricos

CI examina aumento da compensação financeira pela exploração de minério de ferro

CAS examina dois projetos que elevam compensação financeira pela exploração mineral

Ana Júlia anuncia projeto que muda legislação sobre a exploração de recursos minerais

CABRAL QUER INFORMAÇÕES SOBRE RECURSOS DA COMPENSAÇÃO PELA EXPLORAÇÃO MINERAL

CAE adia votação de projeto que amplia compensação financeira por uso de recursos hídricos