Sibá quer alterar compensação financeira por exploração de recursos minerais e hídricos



A Comissão de Educação (CE) deverá examinar nesta terça-feira (21) projeto de lei do senador Sibá Machado (PT-AC) que tem por objetivo alterar a distribuição dos recursos de royalties e de compensação financeira arrecadados com recursos minerais e usinas hidrelétricas, de modo a manter, nas respectivas regiões do país, pelo menos 50% dos recursos destinados a investimento em ciência e tecnologia.

A proposta (PLS 386/05) altera a Lei 9.993/00, que trata da destinação dos recursos para o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). O relator da matéria, senador Roberto Saturnino (PT-RJ), já apresentou parecer favorável ao projeto que, na sua avaliação, "é particularmente meritório na medida em que procura assegurar que a riqueza natural de uma região redunde no desenvolvimento e no bem-estar da população local".

Saturnino propõe também a aprovação de emenda supressiva ao art. 1º do projeto para que seja mantida a atual redação do art 1º parágrafo 6º da lei que define os percentuais da distribuição da compensação financeira (Lei 8.001/90) no caso específico dos recursos hídricos, a fim de manter a destinação de pelo menos 30% dos recursos repassados aoFNDCT a projetos desenvolvidos por instituições de pesquisa sediadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

A CE deverá examinar ainda projeto de lei do senador Marcos Guerra (PSDB-ES) para incluir o empreendedorismo como componente curricular dos ensinos fundamental e médio. A proposição (PLS 273/06) recebeu parecer favorável do relator, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG).

"Ainda que muitos suponham que a capacidade empreendedora seja algum talento inato e, portanto, impossível de ser intelectualmente compartilhado, existe todo um conjunto de técnicas, métodos, práticas e conceitos que, uma vez dominados pelo aprendiz interessado, servem de ferramenta para a gestão de sua vida, para seu futuro ingresso no mercado de trabalho na condição de empregado e também para o gerenciamento dos seus futuros negócios", afirma Azeredo.



20/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS vai examinar projeto que eleva compensação financeira pela exploração de recursos minerais

CAE adia votação de projeto que amplia compensação financeira por uso de recursos hídricos

CAE rejeita novo rateio da compensação por exploração de recursos hídricos

CABRAL QUER INFORMAÇÕES SOBRE RECURSOS DA COMPENSAÇÃO PELA EXPLORAÇÃO MINERAL

CI examina aumento da compensação financeira pela exploração de minério de ferro

CAS examina dois projetos que elevam compensação financeira pela exploração mineral