Caso Zoghbi: PF dará continuidade ao trabalho da Polícia do Senado



A Polícia do Senado Federal informou, nesta sexta-feira (5), que o Procurador da República Gustavo Pessanha Velloso encaminhou para a Polícia Federal os autos do Inquérito Policial nº 003/2009 - PSF, no qual estão indiciados o ex-diretor de Recursos Humanos do Senado João Carlos Zoghbi; seu filho Marcelo Araújo Zoghbi; e os sócios de Marcelo Ricardo Nishimura Carneiro e Bianka Machado e Dias.

Zoghbi é acusado de corrupção passiva, formação de quadrilha e falsidade ideológica, mas negou todas as acusações em depoimentos à polícia legislativa e à Mesa Diretora da Casa. Ele foi acusado, em reportagem da revista Época, de ser o verdadeiro dono de empresas de crédito que intermediavam empréstimos irregulares para funcionários do Senado.

O ex-diretor negou, por exemplo, ter conhecimento de que sua antiga babá e ama de leite fosse uma das sócias das empresas montadas por seu filho para intermediar as operações de crédito oferecidas pelo Banco Cruzeiro do Sul. O banco repassou às empresas mais de R$ 2 milhões, de acordo com a revista. Os outros sócios eram Marcelo Ricardo Nishimura Carneiro e Bianka Machado e Dias.

Segundo nota divulgada nesta sexta, o representante do Ministério Público entende que, além dos crimes já investigados pela Polícia Legislativa, há indícios de outros delitos que vão além dos "limites territoriais sob responsabilidade do Senado Federal", conforme estabelece a Resolução nº 59, de 2002.

Zoghbi e sua esposa Denise Zoghbi, até recentemente diretora do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), ligado ao Senado, negaram perante a polícia legislativa terem feito denúncias de irregularidades contra o ex-diretor-geral da Casa Agaciel Maia. À Mesa Diretora, Zoghbi voltou a negar o que havia sido publicado por Época. Agaciel, também ouvido pela Mesa, eximiu-se de qualquer responsabilidade nos atos denunciados pela revista.

Na mesma ocasião, no entanto, Zoghbi admitiu que sua esposa ofereceu um automóvel importado marca Mercedes Benz ao repórter que iria publicar uma matéria contrária ao diretor. 



05/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


PF dará continuidade às investigações da Polícia do Senado

Polícia do Senado colhe mais três depoimentos sobre o caso Zoghbi

Caso Zoghbi: Polícia Legislativa ouve depoimentos de funcionários da Contact

Zoghbi presta depoimento à Polícia do Senado

Ex-babá de Zoghbi presta depoimento à Polícia do Senado

Termina depoimento do casal Zoghbi na Polícia do Senado